Bronze para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia

Susana Henriques Afonso, estudante do Externato Marista de Lisboa, conquista medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Biologia de 2016, em Hanói, no Vietname.

Bronze para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia
Bronze para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia. Foto: © DR

A equipa portuguesa às Olimpíadas Internacionais de Biologia de 2016, em Hanói, no Vietname, foi constituída por Susana Henriques Afonso, do Externato Marista de Lisboa, que conquistou uma medalha de bronze, Francisco Franco Pêgo, do Colégio Rainha Santa Isabel, de Coimbra, que recebeu um diploma de mérito, Nicole Ferreira Viveiros, da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, de Santana, Madeira, e Viktoriya Shkatova, da Escola Secundária Avelar Brotero, de Coimbra.

As Olimpíadas Internacionais de Biologia são uma competição muito exigente que em 2016 envolveu 268 estudantes e 223 professores de 72 países. Com a conquista da medalha de bronze em Hanói, este é o terceiro ano consecutivo que estudantes portugueses ganham medalhas.

O Ministério da Educação, em nota à imprensa, “enaltece o esforço de toda a equipa e sublinha a importância destas experiências, já que os alunos podem não só pôr à prova os seus conhecimentos, como trocar experiências com estudantes de diferentes nacionalidades, enriquecendo de forma inestimável a sua formação e capacidades individuais”.

A participação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia é organizada pela Ordem dos Biólogos, em colaboração com o Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior Técnico, o Biocant, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, o Zoomarine, o Jardim Zoológico de Lisboa e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e outras entidades de ensino.

Em 2021 as Olimpíadas Internacionais de Biologia serão organizadas em Portugal. Para além desta decisão da organização internacional, foi também convidado a integrar o ‘Steering Committee’ das ‘International Biology Olympiad’, José Matos, atual Bastonário da Ordem dos Biólogos portugueses