Cancro do fígado: excesso de álcool e outros fatores de risco

Má saúde do fígado está associada a fatores de risco. Investigadores respondem a algumas das questões que relacionam o uso excessivo de álcool e outros fatores ao surgimento de cancro do fígado.

Cancro do fígado: excesso de álcool e outros fatores de risco
Cancro do fígado: excesso de álcool e outros fatores de risco

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo. O órgão remove toxinas do sangue e regula os níveis de produtos químicos. Excreta um produto chamado bílis que ajuda a digerir a gordura. O fígado produz fatores de coagulação e armazena o açúcar que o corpo usa para obter energia.

A má saúde do fígado é associada, por muitos, ao aumento do consumo de álcool. No entanto, isso significa que beber álcool causa cancro do fígado? Os investigadores Mariam F. Eskander, oncologista cirúrgica do Rutgers Cancer Institute de New Jersey, a RWJBarnabas Health e da Rutgers Robert Wood Johnson Medical School, compartilham informações sobre o tema.

Qual é a relação entre o uso excessivo de álcool e cancro do fígado?

O uso excessivo de álcool é tóxico para o fígado. O abuso de álcool pode causar danos irreversíveis ao fígado chamados cirrose. A cirrose é o maior fator de risco para o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular, que é o tipo mais comum de cancro do fígado. Outros fatores de risco são hepatite crónica B ou C e doença hepática gordurosa não alcoólica, que também pode levar à cirrose. O tabagismo é outro fator de risco.

Quais são as maneiras de diminuir o risco de cancro do fígado?

Cuide do seu fígado! Isso significa evitar o consumo excessivo de álcool, manter um peso saudável e não fumar.

Existem sinais ou sintomas precoces de cancro do fígado?

Infelizmente, não há sinais precoces de cancro do fígado. No entanto, os pacientes podem apresentar dor abdominal, perda de peso, náuseas ou vómitos e amarelecimento da pele ou dos olhos.

O cancro do fígado é hereditário?

Geralmente, não. Existem algumas condições genéticas que aumentam o risco de desenvolver cancro do fígado, mas não são comuns. Estes incluem hemocromatose hereditária e deficiência de alfa-1 antitripsina.

As pessoas que têm cancro do fígado devem abster-se de beber bebidas alcoólicas?

Sim, as pessoas que têm cancro do fígado devem evitar o consumo de álcool. Pode piorar a função hepática e limitar as opções de tratamento. Também pode aumentar o risco de desenvolver outro tipo de cancro.

O que devo fazer se achar que estou em risco de cancro do fígado?

Consultar um médico de cuidados primários sobre seus fatores de risco específicos e ações que pode tomar para diminuir o risco. Pessoas com cirrose também devem consultar um especialista em fígado para melhorar a saúde do fígado e fazer exames de ultrassom regulares para cancro do fígado.