Cancro do pulmão poderá vir a ser tratado em casa

Um ensaio clínico vai investigar se a imunoterapia administrada no domicilio para combater o cancro do pulmão de células não pequenas pode alcançar os mesmos resultados que a terapia administrada no hospital.

Cancro do pulmão poderá vir a ser tratado em casa
Cancro do pulmão poderá vir a ser tratado em casa

A imunoterapia, medicamentos que utilizam o sistema imunológico do corpo para eliminar ou controlar células cancerígenas, são eficazes para muitos pacientes com cancro, mas atualmente são administrados apenas por via intravenosa (na veia) em clinicas médicas ou hospitais.

Um ensaio clínico da faculdade de Medicina Keck da Universidade do Sul da Califórnia prevê examinar se uma nova formulação de atezolizumabe, uma imunoterapia aprovada para o tratamento de certos tipos de cancro do pulmão de células não pequenas, pode ser administrada de forma segura e eficaz por via subcutânea, o que significa que é injetada sob a pele do paciente, por uma enfermeira no casa do paciente, juntamente com consultas de telemedicina e monitoramento remoto por meio de sensores usados na roupa.

Trata-se do primeiro ensaio clínico a testar a administração em ambiente domiciliar de imunoterapia subcutânea e poderá potencialmente estabelecer as bases para o futuro do tratamento do cancro no domicílio.

“Muitos tipos de medicamentos estão a ser administrados por via subcutânea em casa, para diversas condições, e levantamos a hipótese de que esse método de administração de medicamentos também possa ser bem-sucedido em pacientes com cancro”, disse Jorge Nieva, investigador principal do ensaio clinico, médico oncologista e especialista em cancro do pulmão faculdade de Medicina Keck da Keck Medicine. “Além disso, desde a COVID-19, aprendemos que os médicos têm as ferramentas digitais para fornecer aos pacientes um excelente atendimento remoto.”

Benefícios de um tratamento em casa

O cancro do pulmão é o segundo cancro mais diagnosticado no mundo e a principal causa de mortes por cancro em homens e mulheres em todo o mundo. O cancro do pulmão de células não pequenas é responsável por 81% de todos os casos de cancro do pulmão só nos EUA.

A imunoterapia é uma opção de tratamento relativamente nova que foi aprovada para tratar muitos tipos de cancro, isoladamente ou em combinação com outras terapias, como radiação e quimioterapia.

Para Jorge Nieva transferir a imunoterapia do ambiente médico para o domicílio beneficiará os pacientes. Os pacientes pouparão tempo e energia ao viajar para uma clínica ou hospital, o que pode ser especialmente difícil para aqueles que estão muito doentes, e poderão sentir-se mais relaxados nas suas próprias casas. Isto também poderá potencialmente expandir o acesso ao tratamento do cancro para pacientes que vivem em áreas mais afastadas dos hospitais e que não têm acesso fiável a transportes.

A administração do medicamento sob a pele, em vez de por via intravenosa, também apresenta vantagens, como Jorge Nieva referiu: “O procedimento é mais fácil e rápido de administrar e tem menos probabilidade de causar infeção ou complicações, e os pacientes evitam o desconforto potencial de serem picados várias vezes com uma agulha na tentativa de encontrar uma veia adequada para a administração intravenosa”.

Jorge Nieva foi incentivado a investigar tratamentos em casa contra o cancro durante a pandemia da COVID-19, quando um paciente que tinha medo de ser infetados pelo vírus morreu depois de não ir ao hospital para fazer tratamentos contra o cancro. Nessa altura “percebi que precisávamos mudar a forma como prestamos cuidados oncológicos”.

Ensaio clínico utiliza imunoterapia composta por anticorpos monoclonais

O medicamento utilizado no ensaio clínico, atezolizumab, consiste num anticorpo monoclonal, uma proteína produzida pelo homem que estimula o sistema imunitário a atacar as células cancerígenas. Foi aprovado pela Food and Drug Administration ( agência do medicamento dos EUA), em 2016, para cancro do pulmão em estágio avançado e, mais recentemente, em 2021, para cancro do pulmão de células não pequenas em estágio inicial.

Os investigadores pretendem inscrever 37 pacientes com cancro do pulmão de células não pequenas que são considerados elegíveis para receber imunoterapia como tratamento. Os pacientes receberão tratamentos administrados por uma enfermeira que visitará o paciente em casa a cada três semanas durante um a dois anos.

Além disso, jorge Nieva e os outros investigadores do estudo usarão as mais recentes ferramentas digitais para rastrear remotamente os sinais vitais, a atividade física e outros marcadores de saúde dos pacientes e monitorar os pacientes por teleconsulta.

O estudo não examinará apenas a viabilidade da administração domiciliar do medicamento, mas também o como os pacientes cumprem o programa e a satisfação de como estão a ser tratados remotamente e por meio de teleconsulta.

O investigador espera que o ensaio clínico beneficie, não apenas pacientes com cancro do pulmão de células não pequenas, mas também outros pacientes com cancro.

“Cada vez mais, os cuidados de saúde estão a avançar numa direção em que, em vez de os pacientes nos procurarem em busca de serviços, podemos ir até eles, aumentando o acesso aos cuidados de saúde e potencialmente abordando as disparidades existentes nos cuidados de saúde”, disse Jorge Nieva. “Se este estudo puder mostrar que a imunoterapia em casa contra o cancro é segura e viável para o cancro do pulmão de células não pequenas, abrirá a porta para mais tratamentos em casa para outros tipos de cancro, no futuro.”