Cancro renal avançado pode ser retardado combinando três medicamentos

Pacientes com cancro renal avançado tratados com a combinação de três medicamentos têm risco 27% menor de progressão ou morte em comparação com os tratados com os dois medicamentos de imunoterapia usados na terapia padrão.

Cancro renal avançado pode ser retardado combinando três medicamentos
Cancro renal avançado pode ser retardado combinando três medicamentos. Foto: Rosa Pinto

Um inibidor de quinase direcionado em conjunto com imunoterapia de dois medicamentos retarda a progressão do cancro renal avançado em pacientes sem tratamento anterior, é a conclusão de investigação liderada por oncologista do Dana-Farber Cancer Institute.

“Os pacientes que receberam o inibidor de quinase cabozantinib, além dos bloqueadores nivolumab e ipilimumab, experimentaram uma sobrevida sem progressão significativamente melhorada em comparação com aqueles que receberam apenas nivolumab e ipilimumab”, esclareceu Toni Choueiri, do Dana-Farber Cancer Institute, principal autor do estudo que avaliou a combinação de cabozantinib com nivolumab e ipilimumab em carcinoma de células renais avançado não tratado anteriormente, publicado no New England Journal of Medicine.

Os pacientes com cancro renal avançado tratados com a combinação dos três medicamentos tiveram um risco 27% menor de progressão ou morte em comparação com os pacientes que receberam tratados apenas com os dois medicamentos de imunoterapia.

“Este é o primeiro estudo a avaliar uma terapia tripla contra um controlo duplo imuno-oncológico contemporâneo e foi projetado para responder a uma importante questão de saber se a adição de cabozantinib à inibição de ponto de controlo duplo pode melhorar os resultados para essa população de pacientes”, referiu Toni Choueiri.

Para o investigador “as descobertas iniciais fornecem uma visão clara do perfil de eficácia e segurança dessa terapia tripla e demonstram um benefício significativo de sobrevida livre de progressão”.

Os 855 pacientes que participaram no estudo foram acompanhados entre 17,7 e 20 meses. A sobrevida global é um desfecho secundário do estudo. Nesta fase do estudo, não houve benefício de sobrevivência significativo para a combinação de três medicamentos, portanto, o estudo continuará para a próxima análise de sobrevivência geral.