Carlos Oliveira nomeado conselheiro para a inovação da CE

Carlos Oliveira, presidente InvestBraga e da Startup Braga é um dos conselheiros do Comissário Carlos Moedas no Conselho Europeu de Inovação. Os 15 peritos agora nomeados vão dar apoio ao Comissário no domínio das medidas para a inovação.

Carlos Oliveira nomeado conselheiro para a inovação da CE
Carlos Oliveira nomeado conselheiro para a inovação da CE. Foto: © DR

A Comissão Europeia (CE) anunciou a composição do novo Grupo de Alto Nível que prestará aconselhamento ao Comissário Europeu Carlos Moedas, em matéria de política de inovação, no âmbito do Programa Horizonte 2020 e de programas futuros nos domínios da investigação e da inovação.

A constituição do grupo de ‘conselheiros’ tem como objetivo encontrar medidas que impulsionem os programas de investigação e inovação da União Europeia, estimulem as start ups e as pequenas e medias empresas inovadoras, bem como o apoio a empresas e empresários inovadores com potencial para se expandirem rapidamente para se tornarem os agentes de mudanças do futuro, ajudando a estimular o crescimento económico e novos empregos.

O Grupo de Alto Nível que vai constituir o Conselho Europeu de Inovação reúne peritos de vários lugares da Europa que possuem um grande leque de conhecimentos específicos em matéria de inovação empresarial, e inclui empreendedores, diretores executivos, investidores e outros com destaque no ecossistema da inovação. Os 15 membros do grupo foram selecionados de entre os 469 candidatos que responderam ao convite público à manifestação de interesse.

O grupo de ‘conselheiros’ selecionados para o Conselho Europeu de Inovação inclui o empreendedor português Carlos Oliveira, fundador da Skyuber, e diretor executivo da ebankIT, director não executivo da ASAP54, Codevision, CardMobili e PepFeed, Presidente da InvestBraga e da Startup Braga e ex. Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.

Dos 15 peritos fazem parte, também Paddy Cosgrave, fundador e diretor executivo da Web Summit e Jim Hagemann Snabe, Membro do Conselho de Administração do Fórum Económico Mundial, Nicklas Bergman, empresário e investidor em tecnologia futurista, Gráinne Dwyer, diretora executiva da Ludgate Hub, da Irlanda, Jana Kolar, diretora executiva do CERIC-ERIC e membro do Conselho de Administração do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, entre outros.

Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, disse, citado em comunicado: “Estou muito satisfeito por termos conseguido atrair um grupo de inovadores reconhecidos para ajudar a Comissão Europeia a definir os melhores instrumentos de apoio europeu à inovação. Estou certo de que este grupo nos ajudará a reforçar a qualidade do apoio europeu à política de inovação, da qual a prosperidade da Europa depende cada vez mais”.