Catarina de Albuquerque nomeada Diretora Geral da ‘Sanitation and Water for all’

Catarina de Albuquerque foi nomeada para o cargo de Diretora Geral da ‘Sanitation and Water for all’ (SWA). O Governo congratula-se pela nomeação da jurista portuguesa para um cargo de elevado prestígio e responsabilidade mundial.

Catarina de Albuquerque nomeada Diretora Geral da ‘Sanitation and Water for all’
Catarina de Albuquerque nomeada Diretora Geral da ‘Sanitation and Water for all’. Foto: "Rama, Cc-by-sa-2.0-fr"

Catarina de Albuquerque foi a primeira Relatora Especial das Nações Unidas para o Direito Humano do acesso a água potável e saneamento, tendo desempenhado, desde 2015, funções de Diretora Executiva da ‘Sanitation and Water for all’ (SWA), e agora é a primeira mulher a ser nomeada Diretora Geral da SWA.

O Governo Português, indicou em comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), que se congratula com a nomeação de Catarina de Albuquerque para o cargo de Diretora Geral da SWA, uma parceria global de Estados, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado, sob a égide da UNICEF, que tem por missão trabalhar para alcançar o acesso universal a água potável e saneamento adequado.

Para o MNE esta nomeação vem reforçar a presença de nacionais portugueses em organizações do universo das Nações Unidas, “facto que muito prestigia o país e ilustra o forte compromisso de Portugal com o multilateralismo, num ano em que a Comunidade Internacional dá especial atenção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado com a Água no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento.”

O comunicado do MNE indica ainda que “o Governo Português reafirma o seu compromisso com a implementação da Agenda 2030 e felicita a nova Diretora Geral formulando votos de grande sucesso.”

Catarina de Albuquerque é licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e possui o Diploma de Estudos Superiores Especializados em Direito Internacional, pelo Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales.

Do curriculum consta o desempenho de funções de consultora jurídica no Gabinete de Documentação e Direito Comparado, um órgão independente sob tutela do Gabinete do Procurador Geral da República. Fez parte de várias delegações portuguesas junto das Nações Unidas e foi consultora do Comité Português para a UNICEF.

Foi Professora Convidada das Faculdades de Direito das Universidade do Minho e de Universidade de Coimbra, e recebeu foi distinguida com Doutoramento Honoris Causa pela Universidade da Carolina do Norte.

Em Portugal foi distinguida com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República e reconhecida como especialista e defensora dos Direitos Humanos. Catarina de Albuquerque foi também distinguida pelo Presidente da Republica com a Ordem de Mérito.