CE multa a Asus, Denon & Marantz, Philips e Pioneer, em 111 M€

Comissão Europeia aplica multas à Asus, Denon & Marantz, Philips e Pioneer, pela decisão destes fabricantes fixarem preços de revenda dos produtos de eletrónica de consumo às empresas de comércio online. As multas totalizam mais de 111 milhões de euros.

Comércio online
Comércio online. Foto: © TV Europa

A Comissão Europeia (CE) aplicou multas a quatro fabricantes de produtos de eletrónica de consumo por terem decidido fixar preços de revenda em online.

Os fabricantes Asus, Denon & Marantz, Philips e Pioneer impuseram preços de revenda fixos ou mínimos aos seus retalhistas de venda online. Os quatro fabricantes envolveram-se na “manutenção dos preços de revenda fixos ou mínimos (RPM)”, limitando a possibilidade das empresas de comércio online fixarem os seus próprios preços para os produtos de eletrónica de consumo como o caso dos eletrodomésticos, computadores portáteis e produtos de alta-fidelidade.

A CE indicou que as multas, que totalizam mais de 111 milhões de euros, tendo as mesmas sido reduzidas nos quatro casos devido à cooperação destas empresas com a Comissão.