CE quer Certificado Digital COVID da UE com validade de um ano

Certificado Digital COVID da União Europeia (UE) com validade de um ano, testes de antigénio laboratoriais com certificado de testagem e certificados de vacinação com doses administradas em qualquer Estado-Membro, são algumas das propostas da Comissão Europeia.

CE quer Certificado Digital COVID da UE com validade de um ano
CE quer Certificado Digital COVID da UE com validade de um ano. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia (CE) propõe que o Certificado Digital COVID da União Europeia (UE) tenha validade de um ano, até 30 de junho de 2023. A CE indica que o coronavírus que provoca a COVID-19 continua a prevalecer na Europa e, nesta fase, não é possível determinar o impacto de um eventual aumento das infeções no segundo semestre de 2022 ou do aparecimento de novas variantes.

Dada a prevalência do coronavírus a CE refere que a prorrogação do regulamento assegura que os viajantes podem continuar a utilizar o Certificado Digital COVID da UE em viagens pela União Europeia, sempre que os Estados-Membros mantenham determinadas medidas de saúde pública.

À prorrogação do Regulamento relativo ao Certificado Digital COVID da UE até junho de 2023, a Comissão propõe também algumas pequenas alterações:

incluir os testes de antigénio laboratoriais de elevada qualidade entre os tipos de testes para os quais pode ser emitido um certificado de testagem;

garantir que os certificados de vacinação contêm o número total correto de doses administradas em qualquer Estado-Membro, e não apenas no Estado-Membro que emite o certificado;

estabelecer que podem ser emitidos certificados para as pessoas que participam em ensaios clínicos de vacinas contra a COVID-19.

A Comissão adota hoje a proposta para garantir que o Parlamento Europeu e o Conselho possam concluir o processo legislativo antes do termo de vigência do atual regulamento.