Centro Hospitalar de Leiria lança e-book para prevenir e combater a obesidade

Unidade de Nutrição e Dietética do Centro Hospitalar de Leiria cria um e-book com conselhos e estratégias para prevenir e combater a obesidade. O livro digital, gratuito, traz propostas com dietas criadas pelos nutricionistas e dietistas do Centro Hospitalar.

Centro Hospitalar de Leiria lança e-book para prevenir e combater a obesidade
Centro Hospitalar de Leiria lança e-book para prevenir e combater a obesidade

É conhecido que a elevada prevalência de obesidade na população preocupam todos os serviços de saúde, e que o número de propostas de dietas ‘milagrosas’ proliferam, tais como os anúncios a promove-las. Neste contexto o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou recentemente um e-book com o título ‘Na luta contra a obesidade‘.

O e-book, gratuito, concebido pela Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), apresenta conselhos e estratégias para prevenir e combater a obesidade. Com o livro digital, de fácil acesso e leitura, o CHL pretende “clarificar algumas dúvidas, nomeadamente as relacionadas com as chamadas “dietas da moda”, e faz recomendações para manter o peso saudável, com sugestões de ‘Marmitas 5S’, o conceito criado pelas nutricionistas e dietistas do CHL, que são ementas Saudáveis, Simples, Saborosas, Sazonais e Sustentáveis.”

Seis em cada dez portugueses são pré-obesos ou obesos, uma taxa de obesidade que a UND do CHL considera que “é necessário contribuir ativamente para combater a obesidade, uma consequência negativa dos tempos atuais, em que se passa muito tempo ‘parado’ e há uma oferta enorme de alimentos altamente processados, com altos valores de açúcares e com valores nutricionais desadequados”.

Tânia Jorge, nutricionista da UND, referiu, citada em comunicado, que a obesidade está a ganhar no terreno, e que há uma panóplia enorme de dietas e estilos alimentares, que podem ‘confundir’ as pessoas, por isso é importante “clarificar sobre o que é saudável e que comportamentos são considerados adequados para manter um estilo de vida saudável, dando assim a possibilidade de fazer escolhas de forma consciente e informada e, se possível, acompanhadas por profissionais.”

O livro digital apresenta as cinco recomendações essenciais de alimentação e hidratação, e os sete passos usados a nível mundial nas sessões de educação para a alimentação saudável e exercício físico. O e-book também esclarece “alguns dos comportamentos que podem ser desadequados e dietas que trazem alguns riscos e que por isso devem ser analisadas, selecionadas e adaptadas a cada pessoa”, como é o caso da “toma desregrada de suplementos, ou a eliminação de alimentos ou grupos alimentares da dieta sem orientação por profissional especializado na área da Nutrição”.

É possível manter um estilo de vida saudável, comendo bem e com sabor.

As ‘Marmitas 5S’ indicadas no livro podem integrar um plano alimentar variado, saudável e saboroso, já que “respeitam a sazonalidade, a economia local, a facilidade de organização e a saúde”. Com o leitor “são partilhados quatro exemplos de ementas ‘5S’, sendo uma vegan e uma sem glúten para os estilos alimentares mais restritivos, selecionadas e elaboradas por Ângela Carvalho, nutricionista da UND”.

“A obesidade é evitável e queremos que os nossos utentes sejam elementos ativos na criação de uma alimentação saudável. Sendo o excesso de peso e a obesidade fatores de risco para diversas doenças, como problemas cardiovasculares, patologias músculo-esqueléticas, respiratórias, gastrointestinais, metabólicas, entre outras”, indicam as profissionais da UND.

As especialistas concluem que “é necessário fomentar a reeducação alimentar, e uma redefinição dos estilos de vida atuais, dando informação correta às pessoas, para que sejam saudáveis e sustentáveis a longo prazo.”

Com este livro digital “A Unidade de Nutrição e Dietética quer atuar próximo da comunidade e dar ferramentas aos utentes para que possam contribuir diária e ativamente para a sua saúde.”