Centro Nacional da Gripe de Timor-Leste reconhecido pela OMS

Laboratório da gripe no Laboratório Nacional da Saúde de Timor-Leste reconhecido como Centro Nacional da Gripe no âmbito do Programa Global da Gripe da Organização Mundial da Saúde (OMS) como membro do Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe.

Centro Nacional da Gripe de Timor-Leste reconhecido pela OMS
Centro Nacional da Gripe de Timor-Leste reconhecido pela OMS. Foto: Rosa Pinto/arquivo

Desde 2018, que Timor-Leste, em conjunto com diversas entidades, tem vindo a desenvolver o seu Laboratório Nacional de Saúde Pública para ser reconhecido como Centro Nacional da Gripe da OMS. O laboratório teve o apoio técnico e financeiro coordenado do Centro Colaborador da OMS para Referência e investigação sobre a Gripe em Melbourne, Austrália, do Escritório Regional da OMS no Sudeste Asiático e da Contribuição da Parceria do Quadro de Preparação para a Pandemia da Gripe da OMS, que forneceram capacidades básicas de vigilância da gripe e de deteção laboratorial.

Todo o trabalho desenvolvido tornou o Laboratório Nacional de Saúde Pública o principal laboratório de Timor-Leste para vigilância da gripe, e agora reconhecido como membro do Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe.

Para o reconhecimento do laboratório, a OMS referiu que Timor-Leste beneficiou de orientação técnica consistente e apoio para criar e reforçar funções-chave necessárias para a vigilância e deteção da gripe, incluindo recolha e encaminhamento de amostras, e diagnóstico utilizando técnicas de RT-PCR.

As capacidades do laboratório de Timor-Leste foram demonstradas anualmente através da sua participação e pontuação elevada no Programa de Avaliação Externa da Qualidade da OMS apesar dos desafios logísticos. Foi também a base para estabelecer e manter rapidamente a capacidade de testagem do SARS-CoV-2, o que beneficiou enormemente a sua resposta à pandemia da COVID-19.

O Laboratório formou a base para o processo de reconhecimento, incluindo a orientação contínua e a realização de avaliações conjuntas com o Centro Colaborador da OMS e o Escritório Regional da OMS no Sudeste Asiático, que incluíram análises de procedimentos e documentos, e visitas no terreno. Através disto e de outras avaliações periódicas, foram identificadas e melhoradas áreas-chave que necessitam de maior reforço, incluindo a gestão de riscos biológicos, o controlo de qualidade e a manutenção de equipamentos.

A OMS referiu que ao longo deste processo, Timor-Leste demonstrou uma maior participação na rede do Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe, incluindo a partilha de vírus da gripe com os Centros Colaboradores da OMS, a comunicação de dados de vigilância virológica da gripe à FluNet, a participação e a pontuação elevada no Programa de Avaliação Externa da Qualidade da OMS e, em 2022, a comunicação de dados epidemiológicos à FluID. Uma participação que melhora a representatividade dos dados e facilita uma resposta oportuna e mais eficaz a uma futura pandemia de gripe.

Reconhecendo as melhorias feitas pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública, o compromisso nacional de construir e manter capacidades de vigilância e deteção da gripe, e a sua participação consistente na rede do Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe, em agosto de 2023 a Laboratório Nacional de Saúde Pública de Timor-Leste foi reconhecido como o 151.º Centro Nacional da Gripe no Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe.