Centros de Interface vão receber mais 33 milhões de euros de incentivo

No âmbito do Programa Interface o Ministério da Economia vai assinar contratos de financiamento de 33 milhões de euros de apoio a Centros de Interface. O financiamento destina-se a apoiar atividades dos centros durante 3 anos.

Centros de Interface vão receber mais 33 milhões de euros de incentivo
Centros de Interface vão receber mais 33 milhões de euros de incentivo. Ministro Adjunto e da Economia. Foto: © TVEuropa

O Ministério da Economia (ME) vai atribuir 33 milhões de euros a centros de interface, no âmbito do Programa Interface, e para isso vão ser assinados contratos de financiamento com entidades reconhecidas pelo próprio ME.

O ME indicou que “este financiamento procura contribuir para uma maior segurança e estabilidade aos Centros de Interface bem como uma maior competitividade a médio e longo prazo.”

O financiamento que é de base plurianual é assegurado pelo Fundo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Economia Circular (FITEC), e tem por base planos de atividade a três anos a implementar por cada Centro de Interface.

Os cerca de 33 milhões de euros a disponibilizar pelo FITEC fazem parte “de uma estratégia avaliada em mais de 400 milhões de euros que permitira a criação de cerca de 380 postos de trabalho altamente qualificados, num total de 26 entidades, até 2021.”

O Programa Interface surgiu “como objetivo capacitar os Centros de Interface na sua missão de transferência de tecnologia e de valorização do conhecimento, promovendo dinâmicas colaborativas entre ciência, tecnologia e empresas, bem como a internacionalização da inovação e dos resultados das atividades de I&D.”

O ME indicou que cabe à Agência Nacional de Inovação (ANI) “acompanhar a execução dos planos de atividade dos Centros de Interface ao longo dos próximos três anos tal como proceder à avaliação do seu impacto no final desse período.”