Cerca de 1.300 jornalistas acompanham as eleições europeias no Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu está transformado num grande centro de media, onde mais de 1.300 jornalistas acompanham e informam sobre os resultados das eleições europeias de 2019.

Cerca de 1.300 jornalistas acompanham as eleições europeias no Parlamento Europeu
Cerca de 1.300 jornalistas acompanham as eleições europeias no Parlamento Europeu. Foto: © UE/PE

O hemiciclo do Parlamento Europeu, onde os 751 eurodeputados costumam debater e votar, transformou-se num grande centro de imprensa. Jornalistas oriundos dos vários Estados-Membros e de fora da União Europeia (UE) têm vindo a informar sobre a nova composição do Parlamento à medida que os resultados das votações pelos Estados-Membros se vão conhecendo.

“O interesse da imprensa por essas eleições foi muito maior do que em eleições anteriores. Nós nunca tivemos tantos jornalistas registados para a noite das eleições. Isto demonstra claramente a importância crescente deste exercício democrático transnacional, que é único no mundo ”, referiu Jaume Duch, porta-voz do Parlamento Europeu.

De entre os mais de 1.300 jornalistas encontram-se mais de 200 provenientes de países não pertencentes à UE, incluindo 54 dos EUA e 21 do Japão e 20 da China.

Da UE a maior presença de jornalistas acreditados é da Bélgica, com 259, da Alemanha, com 207, e da Itália, com 104.

Ao longo da noite, as estimativas e os resultados são projetados num ecrã gigante de LED de 27×4,5 metros, e os líderes dos grupos políticos e candidatos à presidência da Comissão Europeia, estão presentes reagindo aos resultados.

Toda a área em torno do hemiciclo do parlamento foi equipada com 110 posições de TV em pé – das quais 55 posições de câmara, 45 posições ao vivo para estações de rádio. Além disso, e estacionados fora do Parlamento estão 13 carros satélite que transmitem para toda a Europa e para fora da Europa.

O serviço audiovisual do Parlamento está a ajudar 65 organizações com seus próprios meios de transmissão, com suporte técnico, para que possam transmitir em direto para seus públicos nacionais. 51 unidades móveis 4G também estão a ser usadas para transmitir, com 300 operadores disponíveis durante a noite das eleições.

A Europe by Satellite (EbS), com 15 câmaras, garante que os meios de comunicação de todo o mundo possam acompanhar as transmissões ao vivo e obter imagens da noite, distribuídas também por meio de EBU e ENEX. O sinal de live pool oferecido na EbS + durará mais de sete horas (non-stop) para fornecer canais 24horas e os outlets preparando programas especiais.

Meios de imprensa em números:

770 jornalistas de TV representando 195 emissoras de TV
260 jornalistas de lojas impressas e on-line
170 repórteres da agência de imprensa e
70 jornalistas de rádio

Stand up stage na parte de trás do hemiciclo: 420m² (3 níveis)
90 conexões de banda larga (10MB) para transmissão de broadcast
160 linhas analógicas para comunicação de áudio
64 carros registados para a área de estacionamento para carregar / descarregar material.