Cessar-fogo do Conselho de Segurança da ONU sem efeito em Gaza

Cessar-fogo do Conselho de Segurança da ONU sem efeito em Gaza
Cessar-fogo do Conselho de Segurança da ONU sem efeito em Gaza. Foto: © OMS/arquivo

Na Faixa de Gaza não houve qualquer alteração com a aprovação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas em 25 de março que impunha um cessar-fogo. Atualmente continuam a ser relatados bombardeamentos e ataque indiscriminados pelas forças israelitas bem como entre as forças israelitas e palestinianos armados do Hamas.

Os Médicos Sem Fronteira (MSF) relatam que na noite de 27 de março, um ataque aéreo atingiu a periferia da clínica Al-Shaboura, em Rafah. “Se houver um ataque a Rafah, simplesmente não sabemos onde colocar os pacientes. Não há lugar para os pacientes irem”, indicam os MSF. Para Léo Cans chefe dos MSF em Gaza “qualquer ataque a Rafah será catastrófico”.

O Ministério da Saúde em Gaza indicou foram mortos mais 62 palestinianos e mais 91 palestinianos feridos em hospitais durante as últimas 24 horas. Números que podem ser superiores dado que várias vítimas ainda estão sob os escombros e nas estradas, e as equipas de socorro e defesa civil não conseguem aceder-lhes.

Assim, o número de vítimas da agressão israelita aumentou para 32.552 palestinianos mortos e 74.980 palestinianos feridos desde 7 de outubro de 2023.