Ciclo Europeu de Jazz no Grande Auditório do CCB

Orquestra Jazz de Matosinhos e convidados em Concerto de Gala na abertura da European Jazz Conference, no dia 13 set às 22h00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Lisboa.

Ciclo Europeu de Jazz no Grande Auditório do CCB
Ciclo Europeu de Jazz no Grande Auditório do CCB. Foto: Rosa Pinto
Orquestra Jazz de Matosinhos
Orquestra Jazz de Matosinhos

Orquestra Jazz de Matosinhos com participação especial de músicos de jazz portugueses de referência, como: Maria João, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas e João Mortágua, em Concerto de Gala da abertura da European Jazz Conference 2018, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no dia 13 de setembro, às 22h00. Um concerto inserido no Ciclo Europeu de Jazz do CCB.

Espen Eriksen Trio
Espen Eriksen Trio

No dia 14 de setembro, às 21h30, no Ciclo Europeu de Jazz no Grande Auditório do CCB, atuam Espen Eriksen Trio. Estes mestres da melodia do jazz nórdico juntam-se à estrela britânica de jazz Andy Sheppard para uma nova colaboração.

O pianista norueguês Espen Eriksen convidou o saxofonista inglês, que vive desde 2017 em Portugal, para gravar o novo álbum Perfectly Unhappy, lançado em Maio 2018, uma música que assume o estado de espirito da europa no momento presente. O grupo estreia-se pela primeira vez em Portugal.

Andy Sheppard: saxofone tenor / Espen Eriksen: piano e composição / Lars Tormod Jenset: contrabaixo / Andreas Bye: bateria

Bugge Wesseltoft´s New Conception of Jazz
Bugge Wesseltoft´s New Conception of Jazz

No dia 15 de setembro às 21h30, é a vez de Bugge Wesseltoft´s New Conception of Jazz. Bugge Wesseltoft, pianista e compositor norueguês, leva o jazz ao encontro da música eletrónica. Nos anos 90, o músico deixou uma marca no jazz europeu com o projeto New Conception of Jazz, que agora volta de renovar com este novo grupo que se apresenta também pela primeira vez em Portugal. Uma música inspirada na liberdade e fluidez da improvisação com quatro jovens e talentosas mulheres do jazz europeu.

Bugge Wesseltoft: teclados, sounds / Marthe Lea: saxofone, eletrónica, voz / Oddrun Lilja Jonsdottir: guitarra / Sanskriti Shrestha: tablas / Siv Øyunn Kjenstad: bateria e voz.