Cirurgias pioneiras em ambulatório, em Moçambique, realizadas por portugueses

Primeiras cirurgias ambulatórias em Moçambique foram realizada por médicos portugueses, a 30 de outubro, na região de Nampula. As cirurgias estão inseridas no curso de formação de cirurgia ambulatória que decorre em Nampula, Beira e Maputo.

Cirurgias pioneiras em ambulatório, em Moçambique, realizadas por portugueses
Cirurgias pioneiras em ambulatório, em Moçambique, realizadas por portugueses. Foto: DR

Uma equipa de médicos da Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) realizou as primeiras cirurgias ambulatórias feitas em Moçambique, no dia 30 de outubro, na região de Nampula. Os médicos operaram dois pacientes pediátricos e dois adultos. Os pacientes foram submetidos a intervenção cirúrgica na parte da manhã e tiveram alta do Hospital Central de Nampula ao final da tarde.

Carlos Magalhães, presidente da APCA, referiu: “Estas cirurgias inserem-se no curso de formação de cirurgia ambulatória, que decorre em Nampula, Beira e Maputo, até ao dia 6 de novembro, e que conta com a participação de 191 profissionais de saúde.”

O curso de formação organizado pela APCA, em conjunto com a Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória (IAAS) e com a Associação de Saúde para as Crianças e Famílias Moçambicanas (Health 4Moz) pretende ser um importante contributo para a implementação da Cirurgia Ambulatória em África.

Neste trabalho no Hospital Central de Nampula, a APCA reconheceu toda a colaboração e apoio do Diretor do Hospital, Cachimo Mulima, da Diretora Clínica Bainabo Sahal e dos Cirurgiões Dércio Fernandes e Cirurgiã Pediátrica Dalva Khosa.

A cirurgia em regime de ambulatório tem tido, nos últimos anos, em Portugal, um desenvolvimento positivo. O principal fator de sucesso e do desenvolvimento destas ações tem sido a característica multidisciplinar, ao envolver diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos doentes.

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória, que comemora este ano o seu 20º aniversário, tem vindo a defender, promover e protagonizar o processo de evolução da cirurgia de ambulatório em Portugal.