Combate a incêndios já tem apoio da União Europeia

Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia foi ativado para ajudar Portugal no combate aos incêndios florestais. De Espanha já foram mobilizados três aviões, 27 veículos e 120 bombeiros.

Combate a incêndios já tem apoio da União Europeia
Combate a incêndios já tem apoio da União Europeia. Foto: Comissão Europeia

Com o pedido formal de Portugal à União Europeia (UE) para assistência no combate a incêndios florestais, a Comissão Europeia ativou o Mecanismo de Proteção Civil da UE, e neste âmbito a Espanha disponibilizou mais de 120 bombeiros, 27 veículos e três aviões de combate a incêndios, que atualmente já operam nas áreas afetadas.

Christos Stylianides, Comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, referiu que “ajudar Portugal, neste momento, é uma prioridade para a UE”, e por isso “agradeço a Espanha por disponibilizar apoio rapidamente através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.”

O Comissário esclareceu que o “Centro de Coordenação de Resposta de Emergência em Bruxelas, que monitoriza permanentemente os desastres naturais, está em constante contacto com as autoridades de proteção civil portuguesas e segue todos os desenvolvimentos.”

Esta já é a segunda vez que, neste verão, Portugal faz o pedido de ativação do Mecanismo de Proteção Civil da UE, após os incêndios de junho que provocaram dezenas de vítimas mortais.

A União Europeia através do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão Europeia, que funciona 24 horas todos os dias, está a acompanhar de perto o risco de incêndio florestal em toda a Europa, devido às elevadas temperaturas, e neste verão já apoiou Portugal, França, Itália, Montenegro e Albânia.