Comboio descarrila na Índia e causa mais uma centena de mortes

Comboio descarrilou em Pukhrayan, na Índia, a cerca de 60 quilómetros de Kanpur. O balanço é de pelo menos 119 mortos e mais de 150 feridos.

Comboio descarrila na Índia e causa mais de uma centena de mortes
Comboio descarrila na Índia e causa mais de uma centena de mortes. Foto: Jaaron95/Wikipedia

De acordo com informações do Governo Indiano, logo que foi conhecido o acidente, na manhã de 20 de novembro, foram deslocadas para o local diversas unidades médicas e outros serviços dos caminhos-de-ferro para socorrerem os passageiros e transportarem os feridos para hospitais.

O Ministro dos Transportes Ferroviários, Suresh Prabhu, indicou que foi ordenada uma investigação pormenorizada ao acidente para que sejam tomadas medidas contra os responsáveis, e que tinha sido desencadeada ajuda médica imediata para socorrer os feridos.

O porta-voz dos caminhos-de-ferro, Anil Saxena, disse que estão a ser feitos todos os trabalhos para socorrer e resgatar os passageiros, e que a linha deverá estar desimpedida dentro de pelo menos um dia e meio, tendo ficado de momento encerrada.

O Primeiro-Ministro Narendra Modi expressou tristeza pela perda de vidas devido ao descarrilamento do comboio, e numa mensagem no Twitter referiu que os seus pensamentos estão com as famílias enlutadas e que reza pelos feridos do trágico acidente.

O Ministro Suresh Prabhu, bem como o Primeiro-Ministro, anunciaram já as indemnizações para as vítimas da tragédia.

A Comissão Europeia endereçou as condolências ao governo da Índia, e às famílias e amigos das vítimas do acidente que ocorreu no Norte da Índia e que causou a perda de muitas vidas e centenas de feridos graves. “Desejamos uma rápida recuperação a todos os passageiros feridos no acidente”.