Comissão Europeia apoia agricultores de produtos biológicos

Banco Europeu de Investimento com garantia do programa InvestEU da Comissão Europeia estabelece acordo de financiamento à CrowdFarmin, de 15 milhões de euros para apoiar alimentos sustentáveis e agricultores biológicos na Europa.

Comissão Europeia apoia agricultores de produtos biológicos
Comissão Europeia apoia agricultores de produtos biológicos. Foto: Rosa Pinto

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um empréstimo de dívida de risco, no valor de 15 milhões de euros, com a CrowdFarming, uma plataforma em linha para os agricultores europeus que vendem diretamente aos consumidores finais. O empréstimo tem o apoio do programa InvestEU.

A empresa está sediada em Espanha e com uma forte presença em França, na Alemanha, na Áustria e em Itália, CrowdFarming conta atualmente com mais de 300 agricultores de 13 países europeus que vendem a consumidores finais sem intermediários.

O financiamento do BEI ajudará a impulsionar as atividades de investigação, desenvolvimento e inovação da empresa, reforçando a sua plataforma digital e desenvolvendo ferramentas que promovam práticas agrícolas sustentáveis em toda a Europa e uma cadeia de abastecimento alimentar mais sustentável e justa.

O programa InvestEU proporciona à UE financiamento a longo prazo, mobilizando fundos públicos e privados para apoiar as prioridades políticas da UE. No âmbito do programa, o Fundo InvestEU é implementado através de parceiros financeiros que investem em projetos utilizando a garantia do orçamento da UE, mobilizando deste modo, pelo menos, 372 mil milhões de euros de investimento adicional.

“Na CrowdFarming acreditamos que permitir a venda direta de agricultores biológicos é fundamental para construir uma cadeia de abastecimento mais sustentável na Europa. A venda direta é melhor para o agricultor, que recebe um preço mais justo, para o consumidor, que obtém alimentos mais frescos, e para o meio ambiente porque reduz o tempo de viagem e embalagens desnecessárias”, afirmou Gonzalo Úrculo, CEO e cofundador da CrowdFarming.

Para Ricardo Mourinho Félix, Vice-Presidente do BEI, “ao financiar a CrowdFarming, não estamos apenas a ajudar a levar alimentos frescos e biológicos diretamente das explorações agrícolas até à porta dos consumidores em toda a Europa — em linha com as prioridades verdes e digitais da Europa. Estamos também a impulsionar uma mudança para uma cadeia de abastecimento alimentar mais sustentável e eficiente”.

O acordo foi possível dado que, como refere o Comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, “o programa InvestEU desempenha um papel vital ao ajudar as empresas em toda a Europa a aceder ao financiamento de que necessitam. Graças a este acordo, estamos a promover o crescimento económico e a criação de emprego, garantindo ao mesmo tempo que um número crescente de empresas espanholas estará na vanguarda do estabelecimento de um sistema alimentar mais sustentável, inovador e eficiente. Esta iniciativa é um bom exemplo de como podemos continuar os nossos esforços para alcançar os nossos objetivos ambientais e reforçar a competitividade da UE.”