Comissão Europeia aprova 5,4 mil milhões de euros para tecnologias do hidrogénio

Projeto “IPCEI Hy2Tech” sobre tecnologias de hidrogénio, que envolve 15 países europeus, incluindo Portugal, recebe 5,4 mil milhões de euros da União Europeia, e gerar 20.000 postos de trabalho diretos.

Comissão Europeia aprova 5,4 mil milhões de euros para tecnologias do hidrogénio
Comissão Europeia aprova 5,4 mil milhões de euros para tecnologias do hidrogénio. Foto: UE

A Comissão Europeia aprovou regras de auxílios estatais para projeto importante de interesse europeu comum (IPCEI) para apoiar a investigação e a inovação e a primeira implantação industrial na cadeia de valor da tecnologia do hidrogénio.

O projeto, denominado “IPCEI Hy2Tech”, foi preparado por quinze Estados-Membros: Áustria, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Eslováquia e Espanha.

Os Estados-Membros irão disponibilizar até 5,4 mil milhões de euros de financiamento público que levarão a 8,8 mil milhões de euros adicionais em investimentos privados. No âmbito deste IPCEI, 35 empresas com atividades num ou mais Estados-Membros, incluindo pequenas e médias empresas (PME) e empresas em fase de arranque, participarão em 41 projetos.

O IPCEI abrangerá uma grande parte da cadeia de valor da tecnologia do hidrogénio, incluindo:

i) a geração de hidrogénio;

ii) as pilhas de combustível;

iii) o armazenamento, o transporte e a distribuição de hidrogénio;

iv) as aplicações dos utilizadores finais, em especial no setor da mobilidade.

Este investimento deverá contribuir para o desenvolvimento de avanços tecnológicos importantes, incluindo novos materiais de elétrodos altamente eficientes, células de combustível mais eficientes e tecnologias de transporte inovadoras, entre as quais se destacam, pela primeira vez, as tecnologias de mobilidade do hidrogénio. Dados da Comissão Europeia indicam que o projeto possa criar cerca de 20.000 postos de trabalho diretos.