Comissão Europeia aprova 83 milhões de euros para Metro de Lisboa

Rede de Metro de Lisboa vai ser melhorada com um investimento de 83 milhões de euros da União Europeia. A ligação entre a linha Amarela e a linha Verde vai tornar rede circular reduzindo os atuais estrangulamentos.

Comissão Europeia aprova 83 milhões de euros para Metro de Lisboa
Comissão Europeia aprova 83 milhões de euros para Metro de Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia aprovou hoje um investimento de 83 milhões de euros do Fundo de Coesão para melhorar a rede de Metro em Lisboa. O projeto irá melhorar as ligações, eficiência e segurança das linhas de metro, e vai ligar a linha Amarela, que serve a zona com a maior densidade de empregos, com a linha Verde, tornando-a circular.

Depois de concluídas as obras de ligação das duas linhas, a rede de Metro verá reduzidos os atuais estrangulamentos e melhorará os tempos de viagem na área metropolitana de Lisboa.

O projeto a ser financiado pela Comissão Europeia irá também assegurar uma melhor ligação entre o centro urbano da cidade e a periferia, especialmente para as pessoas que se deslocam a partir dos concelhos de Oeiras, Cascais, Almada, Seixal e Montijo até ao Cais do Sodré.

Além disso, a utilização dos transportes públicos deverá aumentar significativamente após a conclusão do projeto, prevista para 2024. O transporte automóvel deve diminuir em cerca de 25 milhões de passageiros-quilómetro. Uma redução de consumo de energia e de emissões de CO2 em cerca de 5 000 toneladas por ano.

Mas as novas ligações vão também contribuir para a criação de emprego na região, uma vez que tornarão Lisboa mais atrativa para as empresas e para os investimentos.