Comissão Europeia aprova 83 milhões de euros para Metro de Lisboa

Rede de Metro de Lisboa vai ser melhorada com um investimento de 83 milhões de euros da União Europeia. A ligação entre a linha Amarela e a linha Verde vai tornar rede circular reduzindo os atuais estrangulamentos.

0
Comissão Europeia aprova 83 milhões de euros para Metro de Lisboa
Comissão Europeia aprova 83 milhões de euros para Metro de Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia aprovou hoje um investimento de 83 milhões de euros do Fundo de Coesão para melhorar a rede de Metro em Lisboa. O projeto irá melhorar as ligações, eficiência e segurança das linhas de metro, e vai ligar a linha Amarela, que serve a zona com a maior densidade de empregos, com a linha Verde, tornando-a circular.

Depois de concluídas as obras de ligação das duas linhas, a rede de Metro verá reduzidos os atuais estrangulamentos e melhorará os tempos de viagem na área metropolitana de Lisboa.

O projeto a ser financiado pela Comissão Europeia irá também assegurar uma melhor ligação entre o centro urbano da cidade e a periferia, especialmente para as pessoas que se deslocam a partir dos concelhos de Oeiras, Cascais, Almada, Seixal e Montijo até ao Cais do Sodré.

Além disso, a utilização dos transportes públicos deverá aumentar significativamente após a conclusão do projeto, prevista para 2024. O transporte automóvel deve diminuir em cerca de 25 milhões de passageiros-quilómetro. Uma redução de consumo de energia e de emissões de CO2 em cerca de 5 000 toneladas por ano.

Mas as novas ligações vão também contribuir para a criação de emprego na região, uma vez que tornarão Lisboa mais atrativa para as empresas e para os investimentos.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!