
A Comissão Europeia aprovou a proposta de criação de uma joint-venture entre a BAE Systems, empresa global de defesa, aeroespacial e segurança, com sede no Reino Unido, a Japan Aircraft Industrial Enhancement, entidade pública que representa os interesses da indústria aeroespacial japonesa, com sede no Japão, e a Leonardo, empresa industrial e tecnológica do setor aeroespacial, de defesa e segurança, com sede em Itália.
A joint-venture será o principal contratante e o principal integrador de sistemas do Programa Global de Combate Aéreo.
A investigação da Comissão
Nesta joint-venture o principal objetivo é ser o principal contratante e o principal integrador de sistemas de um avião de combate de sexta geração. As aeronaves de combate multifuncionais são caças militares concebidos para diferentes tipos de missões. A aeronave será utilizada pelos governos de Itália, Reino Unido e Japão, com potencial para vendas a outros compradores governamentais de outros países.
A Comissão Europeia indicou que investigou o impacto da transação principalmente nos mercados de exportação italiano e internacional de aviões de combate multifunções, e com base na investigação de mercado, concluiu que a transação não levantaria problemas de concorrência, dado não haver novas sobreposições horizontais entre as atividades das empresas no mercado italiano, de aviões de combate multifuncionais.