Comissão Europeia autoriza oito OGM para alimentação humana e animal

Três variedades de milho e duas de soja geneticamente modificadas foram autorizados pela Comissão Europeia para alimentação humana e animal. A Comissão também renovou a autorização de três variedades de milho.

Comissão Europeia autoriza oito OGM para alimentação humana e animal
Comissão Europeia autoriza oito OGM para alimentação humana e animal. Foto: Rosa Pinto

Três variedades de milho e duas de soja geneticamente modificados foram autorizados pela Comissão Europeia para alimentação humana e animal. A Comissão renovou a autorização de três variedades de milho também utilizadas na alimentação humana e animal.

Todos estes Organismos Geneticamente Modificados (OGM), variedades de milho e soja, passaram por um procedimento de autorização abrangente e rigoroso, incluindo uma avaliação científica favorável pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, sigla do inglês).

As decisões de autorização não abrangem o cultivo. A Comissão Europeia indicou que a votação dos Estados-Membros no seio do Comité Permanente não alcançou uma maioria qualificada, nem a favor nem contra as autorizações, e o mesmo verificou-se no Comité de Recurso subsequente.

As autorizações agora concedidas são válidas por 10 anos e a Comissão indicou que qualquer produto obtido a partir destes OGM estará sujeito às regras rigorosas da UE em matéria de rotulagem e rastreabilidade.