Comissão Europeia contrai empréstimo de 40 mil milhões de euros para apoiar Ucrânia

Para recuperação da União Europeia, financiamento do apoio à Ucrânia e necessidade de pagamento adicionais de outros programas, a Comissão Europeia vai emitir, no segundo semestre de 2023, 40 mil milhões de euros em obrigações a longo prazo.

Comissão Europeia contrai empréstimo de 40 mil milhões de euros para apoiar Ucrânia
Comissão Europeia contrai empréstimo de 40 mil milhões de euros para apoiar Ucrânia. Foto: Rosa Pinto

Comissão Europeia pretende continuar a financiar a recuperação da União Europeia (UE) e prestar apoio à Ucrânia bem como garantir fundos para outros programas fundamentais para a UE, através da emissão de 40 mil milhões de euros em obrigações a longo prazo.

O empréstimo por emissão de obrigações deverá ocorrer no segundo semestre de 2023 para honrar os pagamentos relacionados com o NextGenerationEU, financiar o apoio à Ucrânia ao abrigo do programa de assistência macrofinanceira+ da UE, bem como cobrir eventuais necessidades de pagamento adicionais decorrentes de outros programas da UE existentes, como o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira e a assistência macrofinanceira.

Através deste instrumento de financiamento a Comissão Europeia “fornecerá apoio coerente, previsível e flexível à Ucrânia de 2024 a 2027, inclusive na forma de empréstimos durante o período (a um nível indicativo de 33 mil milhões de euros).