Comissão Europeia disponibiliza 523 milhões de euros para combater o desemprego

Portugal recebe da Comissão Europeia 523 milhões de euros para atenuar os riscos de desemprego na situação de emergência motivada pela pandemia. No total a Comissão Europeia disponibiliza 2,17 mil milhões de euros a Portugal, Hungria e Polónia.

Comissão Europeia disponibiliza 523 milhões de euros para combater o desemprego
Comissão Europeia disponibiliza 523 milhões de euros para combater o desemprego

A Comissão Europeia disponibilizou 2,17 mil milhões de euros a favor de Portugal, Hungria e Polónia, para apoio financeiro ao abrigo do instrumento de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE, sigla em inglês).

Os apoios financeiros são distribuídos em 147 milhões de euros à Hungria, 1,5 mil milhões de euros à Polónia e 523 milhões de euros a Portugal.

Johannes Hahn, comissário do Orçamento e Administração, afirmou: “Após oito emissões de obrigações ao abrigo do SURE, disponibilizámos quase 92 mil milhões de euros a 19 Estados-Membros. Estes fundos contribuirão para proteger os postos de trabalho das pessoas, apoiar as empresas e, em última análise, atenuar as consequências adversas da pandemia em toda a União.”

Também o comissário da Economia, Paolo Gentiloni, afirmou: “Com estes novos desembolsos, o SURE continua a apoiar os trabalhadores e as empresas na Hungria, na Polónia e em Portugal. O SURE continua a ser um exemplo notável da diferença que uma ação comum da UE pode trazer aos nossos cidadãos em tempos de crise.”

Estes empréstimos destinam-se a ajudar os três Estados-Membros a fazer face ao aumento súbito da despesa pública para preservar o emprego na sequência da pandemia de coronavírus.