Comissão Europeia prevê convergência de Portugal com zona euro

Comissão Europeia, nas Previsões Económicas de Primavera para o horizonte 2019-2020, revê em alta a convergência de Portugal com a zona euro e com a UE a 28, e considera a consolidação das contas públicas e saldos orçamentais superiores aos da zona euro e da UE.

Ministério das Finanças
Ministério das Finanças. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia (CE) mantém a sua previsão de crescimento para a economia portuguesa para o horizonte 2019-2020. A previsão é feita num contexto de deterioração do cenário externo, e traduzida numa revisão em baixa da previsão de crescimento para a União Europeia (UE) e zona euro, o que implica uma aceleração de 0.1 p.p. no ritmo de convergência de Portugal.

A CE considera que o crescimento económico em Portugal está assente numa evolução robusta, quer do consumo privado, quer do investimento, e projeta uma aceleração do crescimento do investimento para mais do dobro da zona euro e da UE, com apoio de fundos estruturais.

Com uma taxa de desemprego de 7% alcançada em 2018, a CE revê em baixa a sua previsão para 2019 e 2020 e antecipa uma tendência de redução da taxa de desemprego, devendo fixar-se em níveis inferiores aos da zona euro e da UE.

As previsões da CE apontam para uma melhoria do saldo orçamental e preservação da trajetória descendente do rácio da dívida pública sobre o PIB, suportada quer por excedentes primários, quer por um diferencial positivo entre o crescimento económico e a taxa de juro aplicável à dívida pública.

O Ministério das Finanças indica em comunicado que o Governo vai implementar o Programa Nacional de Reformas e preservar a trajetória de equilíbrio das contas públicas, como definido no Programa de Estabilidade de 2019 a 2023.