Comissão Europeia quer aviões movidos a hidrogénio e a eletricidade

Aliança lançada pela Comissão Europeia vai contribuir para desenvolver novos aviões movidos a hidrogénio e a eletricidade. O objetivo é em duas décadas colocar no mercado de mais de 44 mil novas aeronaves com emissões zero.

Comissão Europeia quer aviões movidos a hidrogénio e a eletricidade
Comissão Europeia quer aviões movidos a hidrogénio e a eletricidade. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia lança Aliança para a Aviação com Emissões Zero. O objetivo é unir os membros da comunidade aeronáutica num esforço conjunto para desenvolver aeronaves sem emissão de poluentes.

A Aliança para a Aviação com Emissões Zero vai preparar o ecossistema da aviação para a entrada em serviço de aeronaves a hidrogénio e aeronaves elétricas. Desta forma o transporte aéreo poderá contribui para o objetivo de neutralidade climática da Europa em 2050.

Dos objetivos faz parte concretizar o compromisso de alinhar o setor da aviação com a ambição, os objetivos e outras políticas conexas da UE em matéria de clima. A dimensão internacional do setor é também um elemento importante, uma vez que a luta contra as alterações climáticas é um esforço global.

A Aliança reúne representantes de fabricantes de aeronaves, companhias aéreas, aeroportos, empresas de energia e fornecedores de combustível, agências de normalização e certificação, grupos de interesse de passageiros, ambientais e reguladores.

Os membros irão analisar aspetos como os requisitos em matéria de combustível e infraestrutura deste tipo de aeronaves nos aeroportos, de normalização e de certificação, bem como as suas implicações para os operadores (companhias aéreas) e para a gestão do tráfego aéreo.

A Comissão Europeia prevê que nas próximas duas décadas sejam colocadas no mercado de mais de 44 mil novas aeronaves. O volume do mercado potencial das aeronaves com Emissões Zero foi estimado para 2050 em 26 mil, num valor total de 5 biliões de euros.