Comissão Europeia quer carregador standard para equipamentos eletrónicos portáteis

Comissão Europeia quer um carregador comum para todos os equipamentos eletrónicos como smartphones, tabletes ou consolas de videojogos portáteis. A medida deverá poupar aos consumidores europeus 250 milhões de euros por ano.

Comissão Europeia quer carregador standard para equipamentos eletrónicos portáteis
Comissão Europeia quer carregador standard para equipamentos eletrónicos portáteis. Foto: © Rosa Pinto

Em 2020, foram vendidos na União Europeia aproximadamente 420 milhões de telemóveis e outros equipamentos eletrónicos portáteis. Em média, cada consumidor possui três carregadores de telemóveis, mas apenas utiliza regularmente dois.

Mesmo com três carregadores 38 % dos consumidores tiveram problemas, pelo menos uma vez, não conseguiram carregar o seu telemóvel, porque os carregadores eram incompatíveis. Uma situação que é incómoda e onerosa para os consumidores, que gastam anualmente cerca de 2.400 milhões de euros em carregadores autónomos que não são vendidos com dispositivos eletrónicos. Além disso, estima-se que os carregadores eliminados e não utilizados representem até 11 mil toneladas de resíduos eletrónicos por ano.

A Comissão Europeia pretende que componentes de carregamento dos dispositivos eletrónicos sejam harmonizados, como seja, a porta de carregamento para todos os smartphones, tabletes, câmaras vídeo, auscultadores, altifalantes portáteis e consolas de videojogos portáteis deverá ser USB-C.

Outra das medidas é a desagregação de venda de carregadores e dos dispositivos eletrónicos. Uma medida que reduzirá a pegada ambiental associada à produção e eliminação de carregadores.

Para Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão. “Já chega de frustrações para os consumidores europeus devido aos carregadores incompatíveis que se acumulam nas suas gavetas. Demos muito tempo ao setor para encontrar as suas próprias soluções, chegou o momento de se tomar medidas legislativas para um carregador comum. É uma importante vitória para os nossos consumidores e o nosso ambiente, e está em consonância com as nossas ambições ecológicas e digitais.”

“Os carregadores alimentam todos os nossos dispositivos eletrónicos essenciais. Com cada vez mais dispositivos, vendem-se cada vez mais carregadores que não são intermutáveis nem necessários. Vamos acabar com isso. Com a nossa proposta, os consumidores europeus poderão utilizar um carregador único para todos seus dispositivos eletrónicos portáteis, referiu o Comissário Thierry Breton, responsável pelo Mercado Interno.

A Comissão Europeia propõe medidas como:

  • uma porta USB-C para carregamento em equipamentos eletrónicos, independentemente da marca do equipamento;
  • harmonizar a tecnologia de carregamento rápido para ajudar a evitar que diferentes construtores limitem injustificadamente a velocidade de carregamento. Esta medida vai ajudar a garantir que a velocidade de carregamento é idêntica para qualquer carregador compatível com o dispositivo;
  • desagregar a venda de um carregador e a venda do equipamento eletrónico. Assim, os consumidores poderão adquirir um novo equipamento eletrónico sem a obrigatoriedade de adquirir um novo carregador. Esta medida pode traduzir-se numa diminuição de resíduos eletrónicos de quase mil toneladas por ano;
  • melhorar a informação aos consumidores. Neste caso os construtores terão de fornecer informações pertinentes sobre o desempenho de carregamento, incluindo informações sobre a potência requerida pelo dispositivo e se este permite uma carga rápida. Será assim mais fácil para os consumidores ver se os seus carregadores existentes satisfazem os requisitos do novo dispositivo ou ajudá-los a escolher um carregador compatível. Uma medida que permitirá aos consumidores limitar o número de novos carregadores e poupar na União Europeia 250 milhões de euros por ano na aquisição de carregadores desnecessários.