Comissão Europeia quer monitorar cadeia de semicondutores

Um projeto-piloto vai recolher informação, de forma permanente, da cadeia de abastecimento de semicondutores. Esta recolha vai permitir à Comissão Europeia uma avaliação precisa dos riscos, para poder reagir rapidamente a qualquer potencial situação de crise.

Comissão Europeia quer monitorar cadeia de semicondutores
Comissão Europeia quer monitorar cadeia de semicondutores. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia lançou hoje o sistema de alerta de semicondutores, um novo sistema-piloto para monitorizar a cadeia de abastecimento de semicondutores. O projeto-piloto vai permitir que os diversos intervenientes do setor conheçam eventuais perturbações críticas ao longo da cadeia de valor dos semicondutores.

O projeto-piloto vai também ajudar a Comissão Europeia a recolher as informações necessárias para estabelecer uma avaliação precisa dos riscos e reagir rapidamente a qualquer potencial situação de crise.

A cadeia de e abastecimento de semicondutores a ser monitorizada inclui todas as empresas ou associações que representam empresas envolvidas na produção de semicondutores, incluindo matérias-primas, equipamentos de fabrico, design, fabrico, montagem, teste e embalagem, e ainda empresas ou associações representativas de empresas que produzem produtos nos quais os semicondutores estão incorporados, direta ou indiretamente.

Os semicondutores são considerados essenciais para o funcionamento da economia e sociedade modernas. Nos últimos anos, a União Europeia tem assistido a perturbações sem precedentes no seu abastecimento, que têm acarretado graves atrasos e efeitos negativos em importantes setores económicos, incluindo atrasos na reparação e manutenção de produtos essenciais para setores críticos.