Comissão Europeia suspende cooperação em investigação e inovação com a Rússia

União Europeia suspende participação de investigadores russos nos Programas Horizonte Europa e Horizonte 2020. Comissária Europeia Margrethe Vestager afirmou: “Está na hora de encerrar a nossa cooperação em investigação com a Rússia.

Comissão Europeia suspende cooperação em investigação e inovação com a Rússia
Comissão Europeia suspende cooperação em investigação e inovação com a Rússia. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia (CE) divulgou que decidiu suspender a cooperação com entidades russas no domínio da investigação, ciência e inovação. A CE refere que não vai celebrar novos contratos nem novos acordos com organizações russas no âmbito do programa Horizonte Europa.

Todos os pagamentos a entidades russas ao abrigo dos contratos atualmente existentes ficam suspensos, e todos os projetos em curso, no âmbito do Programa Horizonte Europa e do Horizonte 2020, que envolvem organizações de investigação russas, estão a ser revistos.

Atualmente existem 86 projetos ativos no Programa Horizonte 2020 que envolvem 78 organizações russas diferentes. Destas, 29 organizações russas envolvidas em 19 projetos receberam 12,6 milhões de euros de contribuições da União Europeia.

Margrethe Vestager, vice-presidente da CE, disse: “A cooperação em investigação da UE é baseada no respeito pelas liberdades e direitos que sustentam a excelência e a inovação. A hedionda agressão militar da Rússia contra a Ucrânia é um ataque contra esses mesmos valores. Portanto, está na hora de encerrar a nossa cooperação em investigação com a Rússia”.

Também, Mariya Gabriel, Comissária para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, disse: “Decidimos não nos envolver em mais projetos de cooperação em pesquisa e inovação com entidades russas. Ao mesmo tempo, estamos fortemente empenhados em assegurar uma participação contínua e bem-sucedida da Ucrânia nos programas Horizon Europe e Euratom Research and Training”.

“Cientistas e investigadores ucranianos têm sido participantes-chave nos nossos programas-quadro da UE para a investigação e inovação há 20 anos e demonstraram excelência e liderança em inovação. Tomamos medidas administrativas para garantir que os beneficiários ucranianos bem-sucedidos possam receber financiamento dos programas de investigação e inovação da UE”, concluiu a Comissária.