Como fazer e usar uma mascara para diminuir a propagação de COVID-19

CDC, dos EUA, emitiu recomendações para o uso de mascaras faciais de tecido para a população em geral, bem como um conjunto de instruções para fazer, em casa, a própria mascara.

Como fazer e usar uma mascara para diminuir a propagação de COVID-19
Como fazer e usar uma mascara para diminuir a propagação de COVID-19

Os Centros para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), dos EUA, emitiram recomendações sobre o uso de mascaras faciais de tecido, para serem usadas especialmente em espaços onde se verifique a possibilidade de transmissão, devido à existência de várias pessoas nesse mesmo espaço.

Como usar uma mascara de pano

Os revestimentos de pano devem:

  • encaixar confortavelmente na lateral do rosto
  • serem presos com laços ou ganchos
  • incluir várias camadas de tecido
  • permitir respirar sem restrição
  • poderem ser lavados e secos na máquina de lavar sem danificar ou alterar a forma

Mascaras faciais de pano caseiro

O CDC recomenda o uso de mascaras faciais de pano em locais públicos, onde outras medidas de distanciamento social são difíceis de manter (por exemplo, supermercados e farmácias), especialmente em espaços de significativa transmissão comunitária.

O CDC também aconselha o uso de revestimentos simples de pano para reduzir a propagação do vírus e ajudar as pessoas que podem ter o vírus e que não sabem que o portam mas que o podem transmitir a outras pessoas. Mascaras faciais de pano feitos com componentes domésticos ou feitos em casa com materiais comuns de baixo custo podem ser usadas ​​como uma medida voluntária adicional de saúde pública.

As mascaras faciais de pano não devem ser colocadas em crianças menores de 2 anos, em pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitadas ou incapazes de remover as máscaras sem assistência.

As mascaras de pano recomendados não são máscaras cirúrgicas ou respiradores N-95 ou FFP2. Estas são suprimentos essenciais que devem continuar reservados para os profissionais de saúde e outros socorristas, conforme recomendado pelas orientações atuais do CDC e de outras organizações médicas.

■ As mascaras faciais de pano devem ser lavadas ou limpas regularmente? Com que regularidade?

Sim. Elas devem ser lavadas rotineiramente, dependendo da frequência de uso.

■ Como esterilizar / limpar com segurança uma mascara de pano?

Um ciclo de máquina de lavar deve ser suficiente para lavar adequadamente uma mascara facial.

■ Como remover com segurança uma mascara de pano usada?

Os indivíduos devem ter cuidado para não tocar nos olhos, nariz e boca ao remover a mascara do rosto e lavar as mãos imediatamente após a remoção.

Instruções de Costura e Sem Costura

Mascara facial de pano costurado

Materiais

■ Dois retângulos de 10 ”x6” de tecido de algodão
■ Duas peças de elástico de 6 ”(ou elásticos, barbante, tiras de tecido ou presilhas)
■ Agulha e linha (ou grampo)
■ Tesouras
■ Máquina de costura

Tutorial

1.Recorte dois retângulos de 10 por 6 polegadas de tecido de algodão. Use algodão bem tecido, como colchas ou lençóis de algodão. O tecido de camisa funcionará muito bem. Empilhe os dois retângulos; vai costurar a máscara como se fosse um único pedaço de tecido.

2.Dobre os lados longos – polegada e bainha. Em seguida, dobre a camada dupla de tecido em ½ polegada ao longo dos lados curtos e costure para baixo.

3.Passe um elástico com o comprimento de 15 cm de 1/8 de polegada através da bainha mais larga de cada lado da máscara. Estes serão os laços para a orelha. Use uma agulha grande ou um grampo para passar a linha. Amarre bem as pontas.

Não tem elástico? Use laços de cabelo ou faixas elásticas. Se forem curtas poderá prolongar os laços e amarrar a máscara atrás da cabeça.

4.Puxe cuidadosamente o elástico para que os nós fiquem dobrados dentro da bainha. Reúna os lados da máscara no elástico e ajuste para que a máscara se ajuste ao seu rosto. Em seguida, costure firmemente o elástico para evitar que escorregue.
Mascara facial com pano de camisa de corte rápido (sem método de costura)

Materiais

■ Camisa
■ Tesouras

Tutorial

Mascara facial de lenço de cabeça (sem método de costura)

Materiais

• Lenço de cabeça (ou tecido quadrado de algodão, aproximadamente 20 ”x 20”)
• Filtro de café
• Elásticos (ou laços de cabelo)
• Tesoura (se estiver de cortar o pano)