Como prevenir a privação de sono?

Mães confrontam-se, muitas vezes, com a privação de sono devido ao seu bebé. A Terapeuta Familiar, Carolina Vale Quaresma, aborda as preocupações das mães e indica estratégias para as minimizar.

Carolina Vale Quaresma, Terapeuta Familiar
Carolina Vale Quaresma, Terapeuta Familiar. Foto: DR

Eis a questão que incomoda, preocupa e nos deixa em alerta. “Respostas! Queremos respostas!” – Dizem as mães desejosas de as obter enquanto percorrem as páginas e grupos de mães nas redes sociais.

Algumas ouvem “temos de nos conformar, a privação de sono, faz parte”, outras “pode ser que tenhas sorte e o teu seja daqueles que dorme a noite toda”, outras notícias dizem-nos que “cada bebé é diferente e, por isso, é uma questão de sorte e que a ´man´ has to do what a ´man´ has to do, trocando por miúdos, se o bebé pede colo, deve dar colo, se o bebé pede para mamar, deve dar, se o bebé pede… tem de dar! Só tem de dar! Esse é o seu papel de mãe, de mãe perfeita.

Eu acredito em algo bem diferente. Acredito que os nossos filhos vieram para nos acrescentar, não para nos retirar a paz interior, o descanso, a nossa luz e brilho no olho. E por isto, não coloco nas mãos da sorte (nem permito que o façam!) que um bebé durma ou não bem.

Coloco sim nas nossas mãos de pais essa responsabilidade. Assustador? Não é! Porque repare, aquilo que lhe quero dizer é que depende de si, de nós, dormir ou não. É ou não é bom saber que afinal de contas, podemos controlar esta situação, que tantas pessoas pensam que é uma condenação? É maravilhoso.

Ao longo de todos estes anos a trabalhar com centenas de famílias, a cada dia fica mais forte a convicção e a certeza de que os bebés precisam da sua autonomia para dormir descansados. Assim como defende também a Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento “É fundamental que a criança adquira desde cedo a autonomia para adormecer, isto é, que seja capaz de adormecer sem a presença ou interferência de um adulto”.

Quando os ajudamos a ter esta autonomia (e quanto mais cedo melhor, começa a partir do seu nascimento) bebés e crianças assumem uma relação com o sono e com a sua cama de perfeita harmonia: noites longas de sono, adormeceres sem dramas, sestas boas e longas, dias regulados, bebés bem-dispostos. Os pais, nem queiram saber como ficam felizes quando isto acontece.

Ensiná-los a adormecer sem a nossa ajuda é promover o bom sono da família inteira.

Esta é a resposta que procurava saber. A privação de sono não tem de acontecer (salvo quando o bebé precisa de mamar durante a noite, claro – o que acontece apenas nos primeiros 3 meses), a privação de sono é opcional. Há solução e a solução está aqui: na autonomia no adormecer.

Comece cedo com este princípio e verá a “sorte” que é ter um filho que dorme divinalmente bem.

Para saber mais sobre este tema, inscreva-se na próxima sessão das Conversas com Barriguinhas, a decorrer no dia 5 de novembro pelas 17h.

Autora: Carolina Vale Quaresma, Terapeuta Familiar