Como tratar a pele com vitiligo

Dermatologistas dão conselhos para prevenir a propagação do vitiligo - despigmentação da pele. A doença não tem cura mas podem ser usados alguns tratamentos que diminuam os impactos na saúde.

Como tratar a pele com vitiligo
Como tratar a pele com vitiligo. Foto: Rosa Pinto

Vitiligo é uma doença que leva a que a pele perca sua cor natural, resultando em manchas claras ou brancas na pele. A condição de despigmentação da pele localizada ou difusa, que afeta pessoas de todas as idades e etnias, mas para além de afetar a pele dos pacientes, também pode causar uma diminuição da sua autoestima e depressão, além de estar associada a outras condições médicas.

“Embora existam alguns tratamentos novos e emergentes para o vitiligo, atualmente não há uma cura para o vitiligo”, disse Bassel H. Mahmoud, professor associado de dermatologia na Universidade de Massachusetts. “No entanto, existem algumas maneiras pelas quais as pessoas podem cuidar de si mesmas para evitar que o vitiligo se espalhe.”

O especialista em dermatologia recomenda que as pessoas com vitiligo sigam alguns conselhos para o bem-estar da pele:

Proteger a pele do sol: A pele que perdeu a cor pode queimar com mais facilidade. Procure sombra, use roupas com proteção solar e aplique um protetor solar de amplo espectro resistente à água com FPS 30 ou superior em toda a pele não coberta por um chapéu ou roupa. Para uma proteção mais eficaz, selecione roupas com fator de proteção ultravioleta — ou número UPF — na etiqueta. Além disso, evite o bronzeamento – dentro e fora de casa. O bronzeamento não vai bronzear as áreas que perderam a cor e pode, na verdade, tornar o vitiligo mais percetível. Também aumenta o risco de cancro da pele, queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele.

Usar maquiagem, autobronzeado ou tinturas de pele para adicionar cor à pele: Se tem vitiligo, não precisa uniformizar o tom da pele. No entanto, é seguro fazê-lo e pode ajudar a sentir-se mais confortável e aumentar a autoestima. A escolha de produtos à prova de água e autobronzeadores que contenham diidroxiacetona.

Ter cuidado com a pele: Quaisquer lesões na pele, como arranhões, cortes, queimaduras e até tatuagens, podem causar a formação de novas manchas de vitiligo nessas áreas do corpo.

Manter um estilo de vida saudável para apoiar o sistema imunológico: Fazer exercício regularmente, comer uma dieta balanceada e tentar reduzir o stress, que pode desencadear o vitiligo.

Cuidar da saúde mental: O vitiligo pode afetar a saúde emocional. Obter aconselhamento, ingressar em um grupo de apoio e aprender sobre o vitiligo pode ajudar se você se sentir constrangido ou deprimido.

“Um diagnóstico de vitiligo pode ser esmagador”, disse o dermatologia. “No entanto, focar nas áreas do vitiligo que o paciente pode controlar pode ajudá-lo a se sentir melhor. Também é importante consultar um dermatologista que possa compartilhar opções de tratamento e abordar como o vitiligo está a afetar a saúde geral.”