Concurso Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2024

O concurso que reconhece o trabalho realizado por cidades, vilas ou regiões da União Europeia para promover a inclusão e criar sociedades livres de discriminação, com o Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2024, recebe candidaturas.

Concurso Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2024
Concurso Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2024. Foto: TVEuropa

Com a abertura do concurso ao Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2024 as candidaturas já podem ser submetidas até 15 de fevereiro de 2024. A Comissão Europeia indicou que os vencedores do prémio serão conhecidos no dia 25 de abril de 2024.

Helena Dalli, comissária europeia para a Igualdade, irá receber os vencedores do prémio, numa cerimónia, que reunirá autarcas, responsáveis nacionais, intervenientes no domínio da diversidade e da inclusão, bem como decisores políticos.

O concurso é organizado em três categorias com três prémios (Ouro, Prata e Bronze):

  • autoridades locais com menos de 50 000 habitantes
  • autoridades locais com mais de 50 000 habitantes
  • prémio específico destinado a autarquias que proporcionam a existência de cidades, vilas e regiões seguras para as mulheres, em toda a sua diversidade, enfrentando a violência contra as mulheres

As cidades vencedoras do primeiro prémio assumem durante um ano a designação de “Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade”.

Concurso #DiversityCapitals

O Prémio reconhece o trabalho realizado por cidades, vilas ou regiões da União Europeia para promover a inclusão e criar sociedades livres de discriminação.

Para a Comissão Europeia e para as comunidades o concurso é uma oportunidade para as autoridades locais mostrarem políticas e iniciativas que permitem criar espaços mais diversificados e inclusivos para os seus cidadãos.

São consideradas iniciativas no âmbito da diversidade e da inclusão que abordem todas as razões da discriminação (sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual) e interseccionalidade, a relação interligada de diferentes formas de categorização social.

Calendário do concurso

  • Envio de candidaturas: até 15 de fevereiro de 2024, às 12:00 CET
  • Avaliação das candidaturas pelos peritos e júri: entre 16 de fevereiro e 31 de março de 2024
  • Anúncio dos candidatos selecionados: início de abril de 2024 (previsto)
  • Cerimónia de entrega dos prémios: 25 de abril de 2024

Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade de 2023

Candidataram-se aos prémios Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade de 2023 mais de 70 cidades, vilas e regiões. Os vencedores destacaram-se pelos esforços em prol de uma Europa mais equitativa e inclusiva.

Os vencedores de 2023 prémio Ouro foram: na categoria mais de 50 000 habitantes, TERRASSA, Espanha; na categoria menos de 50 000 habitantes, LA ZARZA, Espanha, e na categoria Promover a igualdade das pessoas LGBTIQ, GDAŃSK, Polónia.