Coronavírus da COVID-19 infeta os rins e leva à formação de cicatrizes

Cicatrizes nos tecidos dos rins podem ser resultado de uma Infeção dos rins pelo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19. A infeção pode levar a danos renais, como o declínio funcional renal.

Coronavírus da COVID-19 infeta os rins e leva à formação de cicatrizes
Coronavírus da COVID-19 infeta os rins e leva à formação de cicatrizes. Na imagem: Seções de rim de controlo saudável (esquerda) e de paciente COVID-19 (direita). O tecido da cicatriz é azul. © Jitske Jansen e Bart Smeets, Hospital Universitário da Universidade Radboud

O coronavírus SARS-CoV-2 que causa a COVID-19 também infeta os rins e contribui para a formação de cicatrizes nos tecidos. A conclusão é de um estudo de investigadores do Hospital Universitário de Aachen, Alemanha, e do Hospital Universitário da Universidade Radboud, Holanda, que indica que o tecido cicatricial desenvolvido nos rins infetados pode sugerir um possível impacto da infeção renal a longo prazo.

É conhecido que o coronavírus poder causar danos graves no corpo humano e também se sabe que os rins podem ser infetados. Mas o que exatamente acontece nos rins como resultado da infeção permanece indefinido até agora. Neste estudo, publicado na revista científica Cell Stem Cell, os investigadores estudaram o tecido renal de pacientes com COVID-19 internados na Unidade de Cuidados Intensivos. Na análise encontraram cicatrizes no tecido dos rins em pacientes de COVID-19, o que não aconteceu em pacientes de de Cuidados Intensivos com infeção pulmonar não COVID-19 e em outras pessoas de um grupo de controlo.

Os investigadores colocaram a questão de se saber qual era exatamente a causa do dano renal, e levantaram a hipótese de ser um efeito direto do vírus, independente da inflamação sistémica. A partir da hipótese os investigadores cultivaram mini rins em laboratório, os designados organoides.

Os organoides renais são desenvolvidos a partir de células-tronco e contêm muitas diferentes células renais, exceto células imunológicas. Os organoides renais foram infetados com SARS-CoV-2 e os investigadores puderam estudar o efeito direto do vírus nas células renais, independentemente de potenciais efeitos secundários causados ​​por células imunes ou outros efeitos sistémicos. Os investigadores descobriram que no caso dos organoides renais infetados com COVID-19, estes mostraram cicatrizes e sinais que contribuem para o processo de cicatrização.

Os resultados deste estudo indicam que a recente descoberta de outro grande estudo de coorte baseado nos EUA que relatou declínio funcional renal em mais de 90.000 sobreviventes de COVID-19 pode ser devido aos efeitos diretos do vírus SARS-CoV-2 no rim provocando a formação de cicatrizes.

O investigador Jitske Jansen, do Hospital Universitário da Universidade Radboud, referiu: “No nosso estudo, investigamos exaustivamente os efeitos prejudiciais causais do Coronavírus nos rins. Os organoides renais infetados mostram que o vírus causa diretamente danos às células, independente do sistema imunológico. Com esse trabalho, encontramos uma peça do quebra-cabeça que mostra os efeitos deletérios que o vírus pode ter no corpo”.

A Investigadora Katharina Reimer, Hospital Universitário de Aachen indicou que “a fibrose renal, ou cicatriz, é uma consequência séria a longo prazo que pode ocorrer após qualquer lesão renal e se correlaciona com a função renal. O nosso trabalho mostra cicatrizes renais em pacientes com COVID-19, o que explica por que o vírus pode causar declínio funcional renal, conforme foi demonstrado em outros estudos”.