COVID-19: Apoio de 25 milhões de euros a startups

Novas medidas de apoio às startups, no valor de 25 milhões de euros, foram apresentadas pelo Governo. As medidas podem cobrir mais de 2500 startups e envolvem apoios não reembolsáveis.

COVID-19: Apoio de 25 milhões de euros a startups
COVID-19: Apoio de 25 milhões de euros a startups . Foto: © Rosa Pinto

O Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital apresentou um conjunto de novas medidas de apoio destinadas a mais de 2.500 startups. O objetivo é que estas possam superar as consequências da pandemia COVID-19 e retomar a sua atividade normal após este período excecional de quebra de atividade.

O conjunto das novas medidas, no valor global superior a 25 milhões de euros, poderá representar em média 10 mil euros de apoio potencial para cada startup, nomeadamente:

1. StartupRH Covid19: apoio financeiro através de um incentivo equivalente a um salário mínimo por colaborador, até a um máximo de 10 colaboradores por startup.

2. Prorrogação Startup Voucher: Prorrogação por 3 meses do benefício da bolsa anterior já atribuído, 2.075 euros por posto de trabalho de empreendedor.

3. Vale Incubação – COVID19: Apoio para startups com menos de 5 anos, através da contratação de serviços de incubação com base em incentivo de 1.500 euros não reembolsável.

4. “Mezzanine” funding for Startups: Empréstimo convertível em capital em capital social (suprimentos), após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores. Tickets médios de investimento entre 50 mil euros e 100 mil euros por startup.

5. Lançamento de instrumento Covid-19 -Portugal Ventures: Lançamento de Aviso (Call) da Portugal Ventures para investimentos em startups, com tickets a partir de 50 mil euros. Iniciativa financiada através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), Portugal Ventures e Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Neste contexto de pandemia, as startups podem ainda recorrer a dois apoios já em vigor e que foram adaptados para dar respostas mais efetivas:

a) Fundo 200M: Coinvestimento com investidores privados em startups e scaleups portuguesas, com um mínimo público de 500 mil euros e máximo de 5 milhões de euros.

b) Fundo coinvestimento para a inovação social: Coinvestimento com investidores privados em empresas com projetos inovadores e de impacto social com um mínimo público de 50 mil euros e máximo de 2,5 milhões de euros.