COVID-19: Câmara de Lisboa com medidas de apoio social a crianças, idosos e sem-abrigo

Perante a evolução da atual crise de saúde pública da pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal de Lisboa adota novas medidas de apoio social a crianças, idosos, pessoas em situação de sem abrigo, e profissionais dos serviços essenciais.

COVID-19: Câmara de Lisboa com medidas de apoio social a crianças, idosos e sem-abrigo
COVID-19: Câmara de Lisboa com medidas de apoio social a crianças, idosos e sem-abrigo. Foto: © Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Lisboa ativou em 4 de março o Plano de Contingência Municipal e encerrou equipamentos e espaços, suspendeu diversos eventos, reforçou a informação e a sensibilização, e privilegiou a componente do atendimento digital para reduzir o risco de exposição dos trabalhadores ao novo coronavírus.

Na nova fase de resposta à pandemia, com escolas encerradas e muitas famílias em casa, as respostas sociais serão mais fortes, com quatro medidas fundamentais dirigidas aos mais pobres, aos mais idosos, mais vulneráveis e a todos os profissionais da linha da frente.

Crianças e famílias mais carenciadas

  • Estão em funcionamento 26 cozinhas e refeitórios em escolas por toda a cidade, para garantir a alimentação completa do dia aos alunos beneficiários da ação social escolar.

Apoios aos mais idosos

  • São garantidas refeições quentes, higiene pessoal, e medicamentos. Esta medida abrange os quatro mil pessoas a quem já é prestado este apoio, mas também os que se encontravam em Centros de Dia que tiveram de ser encerrados, e todos os que não têm autonomia para confecionar as próprias refeições.

População em situação de sem-abrigo

  • Todos os centros de acolhimento têm planos de contingência aprovados, medidas de higienização reforçadas, espaços de isolamento para casos suspeitos;
  • São abertos dois novos espaços com todas as condições para quarentena;
  • Esta semana, será instalado um centro de acolhimento no pavilhão do Casal Vistoso para receber quem não se encontra nos centros existentes.

Profissionais dos serviços essenciais

  • Em articulação com o Ministério da Educação, estão abertas nove escolas da cidade para acolher os filhos dos profissionais dos serviços essenciais, de saúde, forças de segurança, bombeiros.