COVID-19: Como tratar das mãos secas durante a epidemia

Lavagem frequente das mãos durante a epidemia do coronavírus é uma medida de proteção, mas também pode ter consequências para a saúde, devido à secura das mãos. Especialista em dermatologia aconselha o que fazer para se proteger das mãos secas.

COVID-19: Como tratar das mãos secas durante a epidemia
COVID-19: Como tratar das mãos secas durante a epidemia. Foto: © Rosa Pinto

As pessoas estão a lavar as mãos com frequência para diminuir a propagação do novo coronavírus e para se proteger do contágio. A lavagem das mãos tem vindo a ser enfatizada pelas autoridades de saúde e pelos Centros de Doenças Infeciosas, e é essencial para ajudar a travar a disseminação da COVID-19.

Mas há um passo que todos tendemos a esquecer depois de lavar as mãos ou ter aplicado um gel desinfetante nas mãos. Quando lavamos muito frequentemente a pele, podemos desenvolver gretas (rachaduras) na pele, o que vai permitir um ponto de entrada das bactérias no corpo, indicou Sara Hogan, dermatologista do Centro Médico da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), em Santa Mónica, EUA.

A dermatologista e instrutora clínica de ciências da saúde na Escola David Geffen de Medicina compartilha algumas das melhores práticas sobre como tratar sinais de maior frequência de lavagem das mãos, como dor, vermelhidão, descamação e comichão.

Por que a lavagem frequente das mãos é má para a pele?

A camada mais externa da pele é composta de óleos e cera, e atua tanto como um escudo externo quanto como um protetor que mantém a humidade natural da pele. Essa barreira natural é destruída pelo sabão durante a lavagem das mãos. Se não for aplicado um creme para as mãos pode levar a que a pele seque, fique vermelha, haja comichão, descamação, desconforto e, em casos graves, a pele grete. As pessoas com condições dermatológicas preexistentes, como o eczema, podem experimentar um agravamento dos sintomas.

Como devemos lavar as mãos para evitar que a pele seque?

Usar sabão neutro em quantidade adequada. Lavar com água morna e não quente, durante pelo menos 20 segundos, a seguir secar as mãos com uma toalha (de papel descartável). Quando as mãos estiverem secas, aplique um hidratante imediatamente.

O que evitar quando a pele está gretada?

Os produtos que contêm fragrâncias podem irritar a pele sensível e gretada. Cremes e pomadas são melhores que loções. Desinfetantes para as mãos com muito álcool podem secar a pele gretada. Deve ser usado desinfetante para as mãos com uma base hidratante, só que não é tão eficaz na eliminação de vírus.

Como procurar cremes para as mãos?

Usar pomada ou creme para as mãos em vez de loção, pois são mais eficazes. A vaselina ainda é o hidratante mais eficaz.

Há outros tratamentos além dos cremes?

À noite, antes do deitar deve ser aplicado um hidratante espesso e depois cobrir com luvas de algodão para aumentar a absorção. Os viciados em produtos de beleza podem considerar uma máscara hidratante para as mãos. As máscaras tipo luva são aplicadas durante 20 minutos e depois lavadas. O recurso a um humidificador à noite pode aumentar o nível de humidade e ajudar a secar a pele.