COVID-19: Crianças aumentaram 10% de peso durante o confinamento

Crianças em Portugal aumentaram 10% de peso nos últimos 2 meses do período do estado de confinamento devido à COVID-19. Os dados são da APCOI que indica que o confinamento e encerramento das escolas tiveram impacto no aumento de peso.

COVID-19: Crianças aumentaram 10% de peso durante o confinamento
COVID-19: Crianças aumentaram 10% de peso durante o confinamento. Foto: © Rosa Pinto

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil indicou que estima que o peso da população infantil deverá ter aumentado excessivamente nos últimos 60 dias. E lembra, no entanto, que os dados sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus na obesidade infantil em Portugal ainda não estão disponíveis.

As previsões hoje divulgadas pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) permite fazer o alerta junto do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que se assinala a 23 de maio de 2020, não são positivas. A APCOI considera que o confinamento e encerramento das escolas tiveram um impacto direto no peso corporal das crianças que poderá traduzir-se num aumento médio de pelo menos 10%.

Mário Silva, Presidente da APCOI esclareceu que “vários estudos científicos anteriores à pandemia já tinham demonstrado haver aumento de peso durante os períodos de férias escolares, principalmente entre as crianças que já tinham excesso de peso e obesidade”.

Na estimativa agora divulgada a APCOI partiu dos seguintes cálculos: se cada criança por dia tiver ingerido em média cerca de 200 a 300 calorias extra (por exemplo, através do consumo adicional de algumas fatias de bolo ou bolachas), sem ter aumentado na mesma proporção o seu gasto energético diário através de atividade física, isso significa que nos últimos dois meses, aproximadamente terão sido acumuladas 12.000 a 18.000 kcal a mais, o que corresponde a um aumento de peso de pelo menos 2 kg.