COVID-19 longa pode diminuir mais a qualidade de vida que alguns cancros

COVID-19 longa pode levar a maiores níveis de fadiga, depressão, ansiedade, falta de ar, nevoeiro cerebral e pior qualidade de vida. Tem, também, implicação nas atividades diárias e ser pior que um AVC ou doença de Parkinson.

COVID-19 longa pode diminuir a qualidade de vida mais que alguns cancros
COVID-19 longa pode diminuir a qualidade de vida mais que alguns cancros. Foto: DR

A fadiga é o sintoma que mais impacta a vida diária de pacientes com COVID-19 longa e pode afetar a qualidade de vida mais do que alguns tipos de cancro, revela um novo estudo liderado por investigadores da University College London e da University of Exeter.

A investigação, publicada no BMJ Open e financiada pelo National Institute for Health and Care Research (NIHR), examinou o impacto da COVID-19 longa na vida de mais de 3.750 pacientes que foram encaminhados para uma clínica de COVID-19 longa e usaram uma aplicação digital como parte do seu tratamento.

Os pacientes foram solicitados a preencher questionários na aplicação sobre quanto tempo a COVID-19 os estava a afetar – considerando o impacto da COVID-19 longa em suas atividades diárias, níveis de fadiga, depressão, ansiedade, falta de ar, nevoeiro cerebral e sua qualidade de vida.

Os investigadores descobriram que muitos pacientes de COVID-19 longa estavam gravemente doentes e, em média, apresentavam escores de fadiga piores ou semelhantes a pessoas com anemia relacionada ao cancro ou a doença renal grave. As pontuações de qualidade de vida relacionadas à saúde também foram menores do que as de pessoas com cancro metastático avançado, como cancro do pulmão em estágio IV.

No geral, a equipa de investigadores descobriu que o impacto da COVID-19 longa nas atividades diárias dos pacientes foi pior do que o dos pacientes com AVC e comparável ao dos pacientes com doença de Parkinson.

Henry Goodfellow, que coliderou o estudo com Elizabeth Murray (entretanto falecida), ambos do Instituto de Epidemiologia e Saúde da University College London, referiu: “Até cerca de 17% das pessoas que contraem a COVID-19 desenvolvem COVID-19 por um longo período. No entanto, o impacto da condição no dia-a-dia dos pacientes não é totalmente compreendido.

“Os nossos resultados mostram que a COVID-19 longa pode ter um efeito devastador na vida dos pacientes – com a fadiga tendo o maior impacto em tudo, desde atividades sociais ao trabalho, tarefas domésticas e manutenção de relacionamentos íntimos”.

A COVID-19 longa não afeta apenas negativamente a vida dos pacientes a nível individual, mas os investigadores também acreditam que pode ter um impacto económico e social significativo.

Mais de 90% dos pacientes de COVID-19 longa que usaram a aplicação digital tinham idade entre os 18 e os 65 anos e 51% disseram que não puderam trabalhar pelo menos um dia no mês anterior, com 20% incapacidade de trabalhar.

Enquanto isso, 71% dos pacientes eram do sexo feminino. Como as mulheres em idade ativa constituem a maioria da força de trabalho de saúde e assistência social, o impacto da COVID-19 longa na capacidade de trabalho pode adicionar pressões adicionais aos serviços.

O coautor do estudo, William Henley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, disse: “A COVID-19 longa é uma condição invisível e muitas pessoas ficam tentando gerir mudanças significativas em como podem funcionar. Surpreendentemente, a nossa investigação revelou que a COVID longa pode deixar as pessoas com fadiga e com pior qualidade de vida do que alguns tipos de cancro”, pelo que “precisamos urgentemente de mais investigação para permitir o desenvolvimento de serviços baseados em evidências para apoiar as pessoas que tentam gerir essa nova condição debilitante”.