COVID-19 pode causar doenças neurodegenerativas irreversíveis

A COVID-19 pode ter efeitos neurológicos de curto e longo prazo. Estudo mostra que infeção do cérebro pelo SARS-CoV-2 pode causar doenças neurodegenerativas irreversíveis e déficits cognitivos e motores.

COVID-19 pode causar doenças neurodegenerativas irreversíveis
COVID-19 pode causar doenças neurodegenerativas irreversíveis. Foto: Rosa Pinto

Um novo estudo realizado por investigadores do Hospital Metodista de Houston, EUA, sugere que as infeções por COVID-19 podem ter efeitos neurológicos de curto e longo prazo. As principais conclusões do estudo apontam que as infeções por COVID-19 podem predispor os indivíduos a desenvolver condições neurológicas irreversíveis, aumentar a probabilidade de derrames e aumentar a probabilidade de desenvolver lesões cerebrais persistentes que podem levar a derrame cerebral.

O estudo liderado por Joy Mitra e Muralidhar L. Hegde tem as conclusões apresentadas no artigo “SARS-CoV-2 and the Central Nervous System: Emerging Insights into Hemorrhage-Associated Neurological Consequences and Therapeutic Considerations” publicado na revista Aging Research Reviews.

A COVID-19 irá continuar a ser um grande fardo para as nossas vidas diárias. Muitas investigações têm vindo a mostrar que os impactos da doença vão muito para além do momento real da infeção. Desde o início da pandemia foram confirmados mais de 307 milhões de casos positivos de COVID-19 e um número de mortos pela doença superior a 5,49 milhões.

Atualmente sabe-se que a COVID-19 invade e infeta o cérebro, entre outros órgãos importantes. Embora muitas investigações tenham sido feitas para nos ajudar a entender a evolução, infeção e patologia da doença, ainda há muito que permanece incerto sobre os efeitos da doença a longo prazo, especialmente no cérebro.

A infeção por coronavírus SARS-CoV-2 pode causar doenças neurodegenerativas irreversíveis e de longo prazo, principalmente em idosos e em outras populações vulneráveis. Vários estudos de imagens cerebrais em vítimas e sobreviventes da COVID-19 confirmaram a formação de lesões de microderramento em regiões cerebrais mais profundas relacionadas às funções cognitivas e de memória. Neste estudo os pesquisadores avaliaram criticamente os possíveis resultados neuropatológicos crónicos no envelhecimento e em populações com comorbilidades se a intervenção terapêutica oportuna não for implementada.

Os microderrames são assinaturas neuropatológicas emergentes frequentemente identificadas em pessoas que sofrem de stress crónico, transtornos depressivos, diabetes e comorbidades associadas à idade. Com base em descobertas anteriores, os investigadores discutem como as lesões microhemorrágicas induzidas pela COVID-19 podem exacerbar os danos ao DNA nas células cerebrais afetadas, resultando em senescência neuronal e ativação de mecanismos de morte celular, que acabam impactando a microestrutura-vasculatura cerebral. Esses fenómenos patológicos assemelham-se a características de condições neurodegenerativas como as doenças de Alzheimer e Parkinson e provavelmente agravam a demência em estágio avançado, bem como déficits cognitivos e motores.

Os efeitos da infeção pela COVID-19 em vários aspetos do sistema nervoso central estão atualmente a ser estudados. Estudos indicam que 20 a 30% dos pacientes com COVID-19 relatam uma condição psicológica persistente conhecida como “nevoeiro cerebral”, em que os indivíduos sofrem de sintomas como perda de memória, dificuldade de concentração, esquecimento das atividades diárias, dificuldade em selecionar as palavras certas, mais tempo do que o normal para completar uma tarefa regular, processos de pensamento desorientados e dormência emocional.

Efeitos de longo prazo mais graves analisados ​​no estudo incluem predisposições para Alzheimer, Parkinson e doenças neurodegenerativas relacionadas, bem como distúrbios cardiovasculares devido a hemorragia interna e lesões induzidas por coagulação do sangue na parte do cérebro que regula nosso sistema respiratório, após os sintomas do COVID-19. Além disso, acredita-se que o envelhecimento celular seja acelerado em pacientes com COVID-19. Uma infinidade de stress celulares inibem as células infetadas pelo vírus de passarem pelas funções biológicas normais e passam ao “modo de hibernação” ou até mesmo a morrer completamente.

O estudo também sugere várias estratégias para melhorar alguns dos resultados neuropsiquiátricos e neurodegenerativos de longo prazo, bem como destaca a importância do regime terapêutico da “nanozima” em combinação com vários medicamentos já aprovados que podem ser bem-sucedidos no combate à doença.

No entanto, dada a natureza das associações descritas no estudo a luta contra o COVID-19 está longe de terminar. Os investigadores reforçam a mensagem da importância da vacinação e da higiene adequada para tentar evitar as consequências prejudiciais de uma infeção por SARS-CoV-2 de longo prazo.