COVID-19 pode provocar perda excessiva de cabelo

Especialistas do Hackensack University Medical Center, EUA, verificaram que uma das consequências da COVID -19 é a perda excessiva de cabelo. As pessoas podem vir a sofrer, durante um período de 6 a 9 meses, de perda de cabelo, após infeção COVID-19.

COVID-19 pode provocar perda excessiva de cabelo
COVID-19 pode provocar perda excessiva de cabelo. Foto: DR

Médicos do Hackensack University Medical Center, Nova Jersey, EUA, concluíram que a COVID-19 pode causar uma mudança no ciclo capitar e levar a uma perda excessiva de cabelo.

“A perda de cabelo que ocorre após a infeção por COVID-19 ocorre devido à inflamação hiperativa no corpo”, explicou o dermatologista Alexis Young. O dermatologista atendeu muitos pacientes com queda de cabelo, que tinham estado infetados há algum tempo.

A perda de cabelo após ocorrer em consequência de uma infeção por COVID-19 e geralmente começa várias semanas a 3 meses após a infeção. A duração da perda excessiva de cabelo pode variar de paciente para paciente, mas geralmente ocorre durante 6 a 9 meses.

“A perda de cabelo após uma situação stress não é incomum”, disse Alexis Young. “As pessoas podem experimentar queda de cabelo após o parto ou após uma grande cirurgia, mas agora estamos a ver, em algumas pessoas, os mesmos resultados após a infeção por COVID-19.”

Um estudo descobriu que, entre os pacientes que foram hospitalizados com COVID, 22% estavam a lidar com queda de cabelo meses após receberem alta hospitalar. No verão passado, o Institute of Trichologists (IoT) no Reino Unido investigou os seus centros de saúde e descobriu que 79% indicaram ter verificado casos de “perda de cabelo pós-COVID-19”.

O Centro de Recuperação de COVID-19 do Hackensack University Medical Center está agora a tratar milhares de pacientes com COVID-19 que continuam a enfrentar efeitos colaterais persistentes que exigem cuidados adicionais.

“O nosso compromisso com o tratamento de pacientes com COVID-19 não para quando as pessoas deixam os nossos hospitais”, disse Laurie G. Jacobs, presidente do Departamento de Medicina Interna da Hackensack Meridian School of Medicine e do Hackensack University Medical Center.

Quando Paula Diaz contraiu COVID-19, esperava perder o olfato e o paladar, mas não o cabelo. “Passei seis dias no hospital a ser tratada da doença e várias semanas depois de voltar para casa, meu cabelo começou a cair em tufos”, disse Paula Diaz, e acrescentou que sempre teve uma cabeleira bonita e espessa. “Foi devastador!”, afirmou Paula Diaz.

Mas Paula Diaz é apenas um dos muitos pacientes que experimentam perda excessiva de cabelo como um sintoma pós-COVID-19, referem os especialistas do Hackensack University Medical Center.