CPAP e dispositivo de avanço mandibular levam a idêntica redução da pressão arterial

Em pessoas com apneia do sono e hipertensão, o uso de dispositivo de avanço mandibular e o uso um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) não apresentam diferenças significativas na diminuição da pressão arterial.

CPAP e dispositivo de avanço mandibular levam a idêntica redução da pressão arterial
CPAP e dispositivo de avanço mandibular levam a idêntica redução da pressão arterial. Foto: Rosa Pinto

O uso de dispositivo de avanço mandibular, que é inserido nos dentes semelhante a um protetor para não morder, pode não levar a uma diferente diminuição da pressão arterial em pessoas com hipertensão e apneia obstrutiva do sono, nos seis meses seguintes ao uso início do uso, em comparação com o uso um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). A conclusão é de um estudo de investigação apresentado na Sessão Científica Anual do American College of Cardiology.

A hipertensão, ou pressão alta, é um fator de risco comum para doenças cardiovasculares. Pessoas com apneia obstrutiva do sono apresentam interrupções frequentes do sono devido ao fecho periódico das vias aéreas durante o sono. Como a apneia obstrutiva do sono pode causar ou piorar a hipertensão, as diretrizes médicas recomendam o uso de um dispositivo CPAP para ajudar a manter as vias aéreas abertas, fornecendo ar pressurizado pela boca e pelo nariz.

Os dispositivos de avanço mandibular são projetados para ajudar a manter as vias aéreas abertas, reposicionando a mandíbula e movendo a língua para frente. Estudos anteriores já tinham mostrado que os dispositivos CPAP superam os dispositivos de avanço mandibular em termos de índice de apneia-hipopneia, a métrica padrão usada para medir a gravidade da apneia do sono. No entanto, há evidências de que os dispositivos de avanço mandibular podem ser mais bem tolerados do que os CPAP, que algumas pessoas consideram demasiado desconfortáveis ​​ou complicados para uma utilização sustentada.

No estudo apresentado na sessão do American College of Cardiology, os dispositivos de avanço mandibular foram considerados não inferiores em termos de alteração na pressão arterial média de 24 horas aos seis meses em ambulatório e resultaram numa redução maior em vários parâmetros secundários da pressão arterial em comparação com o CPAP. Segundo os investigadores, a maior adesão entre as pessoas designadas para usar o dispositivo de avanço mandibular poderá ajudar a explicar as descobertas.

“Olhando para a totalidade das evidências disponíveis na literatura, ainda é razoável dizer que o CPAP é o tratamento de primeira linha até que tenhamos mais dados sobre o dispositivo de avanço mandibular”, disse Ronald Lee Chi-Hang, National University of Singapore, e um dos autores do estudo.

“No entanto, para os pacientes que realmente não conseguem tolerar ou aceitar o uso de um CPAP, deveríamos ter a mente mais aberta na procura de uma terapia alternativa como o dispositivo de avanço mandibular, que, com base no nosso estudo, teve numericamente uma melhor redução da pressão arterial nos pacientes em comparação com um CPAP”, acrescentou Ronald Lee Chi-Hang.

No estudo, participaram 321 pessoas com hipertensão não controlada e alto risco cardiovascular que foram submetidas a um estudo do sono para determinar se tinham apneia obstrutiva do sono. Destes, descobriu-se que 220 pessoas tinham apneia obstrutiva do sono moderada a grave e foram designadas aleatoriamente para receber um dispositivo de avanço mandibular ou CPAP. Os participantes foram instruídos a usar o dispositivo designado durante seis meses enquanto dormiam, na medida em que o pudessem tolerar. Ambos os dispositivos tinham rastreadores integrados que registravam o uso.

Ao fim dos seis meses, as pessoas designadas para o grupo do dispositivo de avanço mandibular experimentaram uma queda na pressão arterial média em ambulatório de 24 horas que foi 1,64 mmHg, maior, em média, do que aquelas designadas para uso do CPAP, atingindo o limite de não inferior e o desfecho primário do estudo.

Em comparação com o grupo CPAP, o grupo do dispositivo de avanço mandibular também apresentou uma redução maior entre os grupos em todas as medidas de ambulatório de pressão arterial, especialmente na pressão arterial noturna quando os dispositivos estavam a ser usados, e uma proporção aumentada de pacientes que atingiram uma pressão arterial sistólica abaixo de 120 mmHg no final do estudo. Nenhum dos participantes apresentou hipotensão sintomática.

Os dados de adesão revelaram que mais da metade (56,5%) daqueles que foram designados para usar o dispositivo de avanço mandibular usaram o dispositivo durante seis ou mais horas por noite, em média, durante o período do estudo, enquanto menos de um quarto (23,2%) dos designados para uso do CPAP.

“Os pacientes com dispositivo de avanço mandibular simplesmente usaram o dispositivo durante mais tempo”, disse Chi-Hang. “Isso também pode explicar por que a redução da pressão arterial durante a noite, quando os pacientes estão realmente a usar, teve uma redução melhor no caso do dispositivo de avanço mandibular”.

A adesão à recomendação da Academia Americana de Medicina do Sono de quatro ou mais horas de uso em pelo menos 70% das noites em geral foi semelhante entre os grupos, com 69,4% dos participantes do grupo do dispositivo de avanço mandibular e 64,3% dos participantes do grupo do CPAP. Ambos os grupos observaram uma redução na sonolência diurna e os resultados não mostraram diferenças entre os grupos nos biomarcadores cardiovasculares.

No geral, os investigadores afirmaram que os resultados sublinham a importância do tratamento da apneia do sono como parte de um esforço mais amplo para controlar a hipertensão e reduzir o risco cardiovascular.

As pessoas devem estar cientes de que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo têm apneia obstrutiva do sono moderada a grave, e esta é subdiagnosticada e pode ser um fator que contribui para a sua pressão arterial elevada”, disse Chi-Hang. “Especialmente para pacientes cuja pressão arterial é difícil de controlar ou que apresentam muita sonolência diurna excessiva, [é importante] consultar um médico sobre apneia do sono e ser tratado, se necessário”.

Uma vez que o estudo foi realizado em Singapura e a maioria dos participantes eram descendentes do Leste Asiático, os investigadores disseram que são necessários mais estudos em populações mais diversas para determinar se os resultados são generalizáveis ​​a outros grupos raciais e étnicos. Chi-Hang também disse que o momento do estudo, que foi realizado durante os bloqueios de viagens durante a pandemia de COVID-19, pode ter influenciado os resultados, aumentando a adesão.

Os pesquisadores planejam realizar mais estudos com foco na comparação dos impactos dos diferentes tipos de dispositivos na cognição.