Crime organizado manipula resultados de futebol na Moldávia

Executivos de clubes, treinadores, gestores, jogadores de futebol e outros intermediários, na Moldávia, podem fazer parte de rede de criminosos que manipula resultados dos jogos de futebol da primeira divisão. Uma ação da polícia levou à prisão 4 suspeitos.

Crime organizado manipula resultados de futebol na Moldávia
Crime organizado manipula resultados de futebol na Moldávia

O Centro Nacional Anticorrupção da Moldávia com o apoio da Europol desmantelou um grupo de crime organizado envolvido na manipulação de resultados na principal divisão de futebol da Moldávia. As autoridades consideram que executivos de clubes, treinadores, gestores, jogadores de futebol e outros intermediários façam parte da rede de criminosos.

O esquema de corrupção em grande escala afeta metade dos clubes de futebol, ou seja 5 das 10 equipas na divisão superior. As autoridades creditam que ao longo de cinco meses cerca de 20 dos jogos de futebol, na atual temporada de futebol de 2020-2021, viram os resultados viciados.

A Europol revelou que os criminosos influenciam o resultado dos jogos e apostam principalmente no mercado asiático. As apostas variaram entre 10 mil euros e 20 mil euros para um único jogo. Globalmente, os lucros do crime estão estimados em 600 mil euros.

Também foram detetadas ligações aos Estados-Membros da EU, mantendo-se a investigação está em curso.

A ação policial resultou a prisão de 4 suspeitos, buscas em 34 casas, incluindo escritório de um clube de futebol, e foram apreendidos 20 telemóveis, documentos e cartões bancários.

A Europol facilitou o intercâmbio de informações e apoiou a ação com análises operacionais. No dia da ação, a Europol prestou apoio operacional destacando dois peritos para a Moldávia para verificar as informações operacionais nas bases de dados da Europol e fornecer ligações aos investigadores no terreno. A Europol também prestou apoio técnico forense para a análise dos dispositivos eletrónicos apreendidos.