Cursos avançados para profissionais de saúde sobre enfarte agudo do miocárdio

Cursos gratuitos organizados pela APIC para Médicos e Enfermeiros do INEM e profissionais do Serviço de Urgência: Internos e Especialistas de Medicina interna, Medicina intensiva e Emergência médica, sobre enfarte agudo do miocárdio, decorrem a 18 de setembro.

Cursos avançados para profissionais de saúde sobre enfarte agudo do miocárdio
Cursos avançados para profissionais de saúde sobre enfarte agudo do miocárdio. Foto: © Rosa Pinto

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promove dois cursos avançados em gestão pré-hospitalar e intra-hospitalar precoce do enfarte agudo do miocárdio, no próximo dia 18 de setembro, no Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António. A iniciativa é dirigida a Médicos e Enfermeiros do INEM e a profissionais do Serviço de Urgência: Internos e Especialistas de Medicina interna, Medicina intensiva e Emergência médica.

A formação é constituída por sessões teóricas: diagnóstico e abordagem inicial das síndromes coronárias agudas, interpretação de eletrocardiograma, seleção da estratégia de reperfusão miocárdica, terapêutica antitrombótica, prevenção e tratamento das principais complicações (arritmias cardíacas e choque cardiogénico), em alternância com a discussão interativa de casos clínicos em pequenos grupos de formandos.

As redes de referenciação regional, vulgarmente designadas de via verde coronária, constituídas por hospitais com diferentes níveis de diferenciação técnica e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), assumem um papel central na otimização do tratamento do Enfarte Agudo do Miocárdio, em particular na redução dos tempos de atraso até à intervenção e tratamento.

Para além dos modelos organizativos de âmbito local e nacional e do envolvimento dos decisores políticos, a batalha da redução do tempo total de isquemia só pode ser ganha pela sensibilização e motivação de todos os profissionais envolvidos no tratamento do doente. Para isso é essencial a formação e atualização profissional nesta área.

A APIC é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.