Da Lituânia foi transferida para a Ucrânia uma central termoelétrica completa

Da Lituânia foi transferida para a Ucrânia uma central termoelétrica completa
Da Lituânia foi transferida para a Ucrânia uma central termoelétrica completa

Uma central termoelétrica completa foi transferida da Lituânia para a Ucrânia. A Comissão Europeia indicou que foi até agora a maior operação logística que coordenou. Uma transferência que vai restaurar a capacidade energética crítica da Ucrânia e reforçar diretamente a rede nacional, face aos ataques contínuos da Rússia às infraestruturas.

O equipamento transferido é crucial para a conclusão de reparações de emergência em várias zonas do país, onde a infraestrutura energética foi gravemente danificada. Uma central com capacidade para fornecer energia a cerca de um milhão de ucranianos.

A complexa operação de transferência foi realizada ao longo de 11 meses, envolveu 149 transferências, num total de 2.399 toneladas de equipamento. Destas transferências, 40 foram equipamentos de grandes dimensões, que incluíram transformadores e estatores de alternadores elétricos excecionalmente pesados, com cerca de 172 toneladas cada. Para este fornecimento a Comissão Europeia indicou que o apoio da Agência Governamental Polaca para as Reservas Estratégicas foi fundamental para garantir o complexo transporte destes componentes.

Tratou-se de uma operação histórica que faz parte da resposta abrangente da União Europeia (UE) de apoio à Ucrânia na sequência da guerra da Rússia contra o país desde fevereiro de 2022, e que teve a coordenação através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

A Comissão Europeia indicou que até agora, através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, o apoio ao sector energético da Ucrânia ajudou a satisfazer as necessidades de cerca de 9 milhões de pessoas, incluindo o fornecimento de 9.500 geradores de energia e 7.200 transformadores.

No total, a Comissão Europeia atribuiu mais de 1,2 mil milhões de euros a programas de ajuda humanitária na Ucrânia e entregou mais de 160.000 toneladas de ajuda.

Todos os 27 países da UE, juntamente com outros 6 Estados que incluem a Noruega, Turquia, Macedónia do Norte, Islândia, Sérvia e Moldávia, prestaram assistência em espécie à Ucrânia através do Mecanismo de Proteção Civil da UE. Além disso, a UE coordenou também a evacuação médica de mais de 4.700 doentes ucranianos para hospitais de 22 países para tratamento especializado.