Dakar 2018 terminou com 4 MINI no TOP 20

Quatro equipas MINI completaram o Rali Dakar 2018, com Przygonski e Colsoul a terminarem em quinto lugar da classificação geral, e Boris Garafulic e o português Filipe Palmeiro em13º lugar.

Jakub 'Kuba' Przygonsk, e Tom Colsoul vencem quinto lugar no Dakar 2018
Jakub 'Kuba' Przygonsk, e Tom Colsoul vencem quinto lugar no Dakar 2018. Foto: DR

O Rali Dakar 2018 terminou e, de acordo com alguns dos concorrentes MINI, a 40ª edição da mundialmente famosa corrida Dakar foi a mais difícil que já experimentaram. As duas últimas semanas, que terminaram numa curta etapa a 14ª na cidade argentina de Córdoba, lançaram muitos desafios aos motoristas e aos navegadores e apenas 43 das 92 equipas de automóveis que começaram a corrida realizaram neste Dakar.

Quatro das sete tripulações MINI que iniciaram a corrida estavam entre as 43 equipas que completaram com sucesso, o rali mais duro do mundo.

Jakub 'Kuba' Przygonski e Tom Colsoul em quinto lugar no Dakar 2018
Jakub ‘Kuba’ Przygonski e Tom Colsoul em quinto lugar no Dakar 2018. Foto: DR

A maior conquista foi a do polaco Jakub ‘Kuba’ Przygonski, e do copiloto belga Tom Colsoul que garantiram um sólido quinto lugar para MINI John Cooper Works Rally.

A má experiência anterior de Przygonski no Dakar levou a que o piloto polaco tivesse algum cuidado e fizesse um percurso seguro e estável. A abordagem sensata valeu a pena pois conquistou o primeiro lugar dos MINI no Dakar 2018.

Boris Garafulic e Filipe Palmeiro em 13º lugar no Dakar 2018.
Boris Garafulic e Filipe Palmeiro em 13º lugar no Dakar 2018. Foto: DR

Depois de uma excelente prova na etapa 13, o chileno Boris Garafulic e o copiloto português Filipe Palmeiro no MINI John Cooper Works Rally que terminaram em 7º lugar. Mas ainda ganharam três lugares na geral e passaram para o 13º lugar antes da etapa final. O 12º lugar na etapa final de 120 quilómetros permitiu-lhes assegurar o 13º da geral no final da corrida.

Mikko Hirvonen e Andreas Schulz em 19º lugar no Dakar 2018
Mikko Hirvonen e Andreas Schulz em 19º lugar no Dakar 2018. Foto: DR

Para o finlandês Mikko Hirvonen e o copiloto alemão Andreas Schulz no MINI John Cooper Works Buggy, foi um rali divertido, embora o resultado final não tenha sido o que esperavam. Ao terminarem na 19ª posição fizeram história no Dakar como o primeiro piloto e copiloto a completar a corrida no novo MINI JCW Buggy, que teve estreia este ano. Hirvonen ficou impressionado com o desempenho do Buggy e acredita que o veículo é um forte concorrente do Dakar.

Orlando Terranova e Bernardo Graue em 20º lugar no Dakar 2018
Orlando Terranova e Bernardo Graue em 20º lugar no Dakar 2018. Foto: DR

Perto de Hirvonen na última etapa, e na classificação final, estiveram os argentinos Orlando Terranova e Bernardo Graue no MINI John Cooper Works Rally. Ao terminar a última etapa em 16º lugar em Córdoba permitiu-lhes permanecer dentro do top 20 do Dakar. Não era o resultado que Terranova procurava, mas está agora focado em analisar os dados da corrida para entender como melhorar no próximo Dakar.

Rali Dakar 2018 - Classificação geral das equipas MINI
Rali Dakar 2018 – Classificação geral das equipas MINI