David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu, morreu

Morreu hoje o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli. Um europeu e democrata convicto. A Presidente da Comissão Europeia lembra que David Sassoli “queria que a Europa fosse mais unida, mais próxima do seu povo, mais fiel aos nossos valores.”

David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu, morreu
David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu, morreu. Foto: UE

“Hoje é um dia triste para a Europa”, disse Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, sobre a morte de David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu.

Numa declaração Ursula von der Leyen refere: “A nossa União perde um europeu apaixonado, um democrata sincero e um homem de bem. David Sassoli era um homem de profunda fé e fortes convicções. Todos amavam seu sorriso e sua gentileza, mas ele sabia lutar pelo que acreditava.”

E acrescenta: “Em 1989, ele estava em Berlim, entre os jovens europeus, quando o Muro caiu. E desde então tem estado do lado da democracia e de uma Europa unida. Em mais de uma década ao serviço do Parlamento Europeu, defendeu constantemente a nossa União e os seus valores. Mas ele também acreditava que a Europa tinha que lutar por mais. Ele queria que a Europa fosse mais unida, mais próxima do seu povo, mais fiel aos nossos valores. Esse é o seu legado.”

Ursula von der Leyen conclui: “E é assim que me vou lembrar dele. Como um campeão da justiça e da solidariedade, e um querido amigo. Os meus pensamentos estão com sua esposa, Alessandra, seus filhos, Giulio e Lívia, e todos os seus amigos.”