Dermatite de fotocontacto pode ter diversas causas

Sensibilidade ao sol e as condições de pele são frequentemente mal compreendidas. Alimentos, medicamentos e produtos para a pele podem desencadear sintomas como comichão, vermelhidão, bolhas ou queimaduras, e a dermatite de fotocontacto.

Dermatite de fotocontacto pode ter diversas causas
Dermatite de fotocontacto pode ter diversas causas. Foto: Rosa Pinto

A sensibilidade ao sol e as condições de pele relacionadas são frequentemente mal compreendidas. Alimentos, medicamentos e produtos para a pele podem desencadear sintomas como comichão, vermelhidão, bolhas ou queimaduras. Uma das condições mais comuns é a dermatite de fotocontacto, uma reação cutânea que ocorre quando certas substâncias entram em contacto com a pele exposta ao sol.

“A sensibilidade ao sol é uma condição comum que pode impactar negativamente a qualidade de vida de uma pessoa”, disse durante a Reunião Anual de 2024 da Academia Americana de Dermatologia, o dermatologista Brandon Adler, da faculdade de medicina Keck da Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles.

Em muitas pessoas, a sensibilidade ao sol é causada pelas coisas com as quais se entra em contato, referiu o dermatologista.

Se desenvolver erupções cutâneas, bolhas ou escurecimento da pele depois de preparar um coquetel ou cortar vegetais para uma salada, alguns dos ingredientes podem ser os culpados, disse Brandon Adler. A reação da pele pode ser causada pelo manuseio de frutas e vegetais, como limão, figos e aipo, ou pelo contacto com plantas como a cicuta e hipericão.

Certos medicamentos para alívio da dor aplicados na pele também podem causar uma reação fotossensível, assim como medicamentos tomados por via oral, como alguns medicamentos para pressão arterial, como a hidroclorotiazida.

Embora os medicamentos aplicados diretamente na pele causem apenas erupções cutâneas na área do corpo onde foram aplicados. Se um medicamento tomado por via oral causar fotossensibilidade, pode causar erupções cutâneas em qualquer parte do corpo que não tenha sido protegida do sol.

As reações geralmente aparecem como erupções cutâneas com comichão ou queimaduras solares graves em áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, braços ou pernas, esclareceu o dermatologista.

Para determinar a causa das reações de sensibilidade ao sol, os dermatologistas devem considerar uma variedade de fatores individuais, como exposições a vários produtos e histórico médico e, menos frequentemente, exames de sangue ou biópsia da área afetada da pele.

“Embora prescrevamos frequentemente medicamentos anti-inflamatórios para tratar a dermatite de fotocontacto, o tratamento primário é identificar e evitar o irritante ou alérgeno”, disse o dermatologista. “Em muitos casos, essas reações são reversíveis, portanto, se o paciente parar de usar a substância que causa a reação, deixará de apresentar sintomas e não precisará de tratamento contínuo”.

Muitas pessoas assumem incorretamente que certos tipos de sensibilidade ao sol afetam apenas pessoas mais velhas com tipos de pele mais claros, mas pesquisas recentes indicam que pessoas mais jovens e com tipos de pele mais escuros são mais suscetíveis do que se acreditava anteriormente, esclareceu Brandon Adler.

Novos estudos sugerem que pessoas com pele mais escura são suscetíveis a dois outros tipos de fotossensibilidade, referiu o especialista. A primeira é a erupção polimorfa à luz, que aparece como pequenas saliências ou erupções cutâneas que aparecem e desaparecem com a exposição ao sol. A segunda é a dermatite actínica crónica, que causa erupções cutâneas durante todo o ano que afetam as partes do corpo expostas ao sol devido à sensibilidade à luz. As causas exatas da erupção polimorfa à luz e da dermatite actínica crónica não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que envolvam uma resposta imunológica anormal à luz solar.

Embora seja importante que todos se protejam do sol, Brandon Adler observou que aqueles com sensibilidade ao sol precisam estar particularmente atentos para procurar sombra, usar roupas de proteção solar e aplicar um protetor solar de amplo espectro resistente à água com um FPS 30 ou superior.

“Se notar uma erupção cutânea ou bolhas no corpo depois de estar ao sol, é importante consultar um dermatologista, que pode determinar se tem um distúrbio de pele relacionado ao sol”, aconselhou o disse Brandon Adler.

“Não existem dois pacientes iguais. Um dermatologista pode determinar o que está a causar a sensibilidade ao sol e fornecer uma opção de tratamento que funcione melhor para sua condição”, concluiu Brandon Adler.