Descobertos medicamentos eficazes na redução da gravidade da apneia do sono

Estudo mostra que dois medicamentos são eficazes na redução da gravidade da apneia do sono em pelo menos até 30%. Uma possível alternativa às atuais terapias como o uso de mascara para dormir e aos protetores bucais.

Descobertos medicamentos eficazes na redução da gravidade da apneia do sono
Descobertos medicamentos eficazes na redução da gravidade da apneia do sono. Foto: © Rosa Pinto

Uma nova investigação mostra que com recurso a dois medicamentes já existentes pode ser reduzida em 30% a gravidade da apneia do sono. Os resultados da investigação já foram publicados no The Journal of Physiology.

A apneia do sono afeta muitos milhões em todo o mundo, e dados indicam que apenas no Reino Unido o número de pessoas adultas afetadas é de cerca de 1,5 milhão. A apneia do sono é uma condição em que as vias aéreas superiores da parte de trás do nariz até a garganta se fecham repetidamente durante o sono, restringindo a ingestão de oxigênio e fazendo com que as pessoas acordem 100 vezes ou mais por hora.

As pessoas com apneia do sono não tratada têm uma maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, demência e depressão, e duas a quatro vezes mais probabilidade de virem a ter acidentes quando conduzem um veículo do que a população em geral. Mas apesar de quase trinta anos de investigação, não existem medicamentos aprovados para tratar a doença.

Danny Eckert, investigador principal da NeuRA e diretor do Adelaide Institute for Sleep Health na Flinders University, deu um avanço no tratamento da apneia ao reaproveitar com sucesso dois medicamentos já existentes em testes em pessoas com apneia do sono.

Investigação anterior tinha mostrado que duas classes de medicamentos, a reboxetina e a butilbromida, eram capazes de manter os músculos ativos durante o sono em pessoas sem apneia do sono e auxiliar sua capacidade de respirar.

Ao reaproveitar os medicamentos, os investigadores usaram uma infinidade de instrumentos de registo para medir se a reboxetina e o brometo de butil poderiam atingir com sucesso as principais causas da apneia do sono.

Isto incluiu o equilíbrio da atividade elétrica dos músculos ao redor das vias aéreas, evitando o colapso da garganta enquanto as pessoas dormiam e a melhoria da regulação do dióxido de carbono e da respiração durante o sono.

Os resultados do estudo mostraram que esses medicamentos aumentaram de facto a atividade muscular ao redor das vias aéreas dos participantes, e os medicamentos reduziram a gravidade da apneia do sono dos participantes até um terço.

Quase todas as pessoas estudadas tiveram alguma melhora na apneia do sono. A ingestão de oxigénio nas pessoas melhorou, o número de paragens respiratórias foi pelo menos um terço.

Estas novas descobertas permitem aos investigadores refinar ainda mais esses tipos de medicamentos para que tenham um benefício ainda maior do que o que foi encontrado atualmente.

O investigador referiu: “Ficamos emocionados porque as opções atuais de tratamento para pessoas com apneia do sono são limitadas e podem ser uma jornada dolorosa para muitos”, e acrescentou: “A seguir, veremos os efeitos destes e de medicamentos semelhantes a longo prazo. Avaliaremos se podemos aproveitar os benefícios de um medicamento sem precisar usar os dois”, e da mesma forma, “testaremos se esses tratamentos podem ser combinados com outros medicamentos existentes para ver se podemos melhorar ainda mais a sua eficácia”.

Até agora, a principal terapia para a apneia do sono envolve o uso de máscara para dormir, ou Terapia de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP), que beneficia milhões de pessoas. No entanto, muitas pessoas acham isso desconfortável e metade das pessoas que experimentam acham difícil de tolerar.

Também a eficácia das terapias de segunda linha, como protetores bucais colocados por dentistas, pode ser imprevisível e cara.