Desinfetantes à base de álcool são eficazes contra vírus da varíola dos macacos

Desinfetantes para as mãos recomendados pela OMS são eficazes na inativação do vírus da varíola dos macacos. Investigação conclui que basta uma exposição de 30 segundos do vírus aos componentes do desinfetante para ficar inativo.

Desinfetantes à base de álcool são eficazes contra vírus da varíola dos macacos
Desinfetantes à base de álcool são eficazes contra vírus da varíola dos macacos. Foto: Rosa Pinto

Os vírus da varíola podem ser transmitidos pelo contato direto com fluidos corporais, mas também pelas mãos contaminadas. “Para evitar a propagação da varíola dos macacos, uma boa higiene das mãos é essencial”, afirmou Toni Meister, principal autor de um estudo já publicado na revista “Emerging Infectious Diseases”.

No estudo desenvolvido por uma equipa da Universidade Ruhr, em Bochum, e da Universidade Heinrich Heine, em Düsseldorf, para testar a eficácia dos desinfetantes recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os pesquisadores colocaram os vírus em contato com uma das formulações recomendadas, e como com seus principais componentes etanol e isopropanol individualmente. Após um tempo de exposição de 30 segundos, os investigadores verificaram o número de partículas virais que ainda eram infeciosas em comparação com o valor da linha de base, mostrando que ambos os desinfetantes da OMS inativam suficientemente o vírus.

Como a maioria dos desinfetantes comerciais contém etanol ou isopropanol, os investigadores concluíram que também devem inativar o vírus, sendo o fator crítico “a concentração dos ingredientes”, referiu Toni Meister. “Desinfetantes que contêm 40 a 60% de etanol por volume ou 40% de isopropanol ou mais são eficazes contra a varíola dos macacos”, acrescentou o investigador

As formulações recomendadas pela OMS consistem em 80% de etanol por volume, 1,45% de glicerol por volume e 0,125% de peróxido de hidrogénio por volume, ou o desinfetante II que consiste em 75% em volume de isopropanol, 1,45 % em volume de glicerol e 0,125% em volume de peróxido de hidrogénio.